Saúde

Constituído grupo de trabalho para criar Unidade Local de Saúde de Leiria

10 dez 2022 10:08

Grupo agora constituído irá elaborar o plano de negócios da futura Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, uma estrutura que congrega sob uma mesma coordenação regional os vários níveis de cuidados de saúde.

constituido-grupo-de-trabalho-para-criar-unidade-local-de-saude-de-leiria
Futura ULS irá integrar, sob a mesma gestão, os vários níveis de cuidados
Ricardo Graça

Está dado o primeiro passo para a criação da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria. O novo director executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, determinou a criação de um grupo de trabalho com a missão de elaborar o plano de negócios da futura ULS da Região de Leiria.

Segundo o despacho, publicado esta sexta-feira, cabe ao grupo de trabalho definir a reorganização da "orgânica das instituições do SNS que passam a assumir a resposta assistencial ao nível dos cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares de forma integrada"

A deliberação determina que o plano de negócios inclua a análise dos impactos clínicos e financeiros desta nova forma de organização. O objectivo é que sejam assegurados "ganhos em saúde gerados pela integração de cuidados, pela proximidade de decisões, pelo incremento da autonomia da nova instituição, promovendo os cuidados de saúde primários como a base do sistema, fornecendo os meios e os recursos necessários para a sua missão", lê-se no documento.

O plano de negócios deve ainda definir a área de influência directa e indirecta da futura ULS, assim como a análise do perfil assistencial e os meios técnicos e humanos dos ACES e entidades hospitalares a integrá-la.

O posicionamento estratégico da nova entidade, a análise económico-financeira e as vantagens do novo contexto versus a realidade anterior, os ganhos em saúde e investimentos são outros dos elementos a contemplar no plano.

Licínio de Carvalho coordena trabalho

Do grupo de trabalho fazem parte os presidentes da Administração Regional de Saúde do Centro e do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), Rosa Marques e Licínio de Carvalho, respectivamente, bem como o director clínico do CHL, Salvato Feijó.

O grupo, que tem dez semanas para elaborar o plano de negócios a contar da data de início de actividade, integra ainda os directores executivos dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) Pinhal Litoral e Pinhal Interior Norte, Marco Neves e Victor Bernardo, respectivamente, e as presidentes dos conselhos clínico e de saúde destes dois ACES, Ana Santos Costa e Paula Gomes Sousa. O gestor do processo é Licínio de Carvalho.

Reivindicação da CIMRL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) anunciou, em Oututro, que iria propor à tutela a criação de uma ULS, por entender que esta estrutura pode "melhorar o funcionamento da prestação de cuidados de saúde".

Num memorando então divulgado, a CIMRL propunha que, na área de influência do CHL, fosse avaliada a criação da ULS, igualmente com gestão empresarial, porque "se acredita vir melhorar o funcionamento da prestação de cuidados de saúde na região de Leiria e demais áreas de influência" daquela unidade de saúde.

O CHL tem como "área de influência a correspondente aos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Porto de Mós, Nazaré, Pombal, Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Ourém e parte dos concelhos de Alcobaça e Soure, servindo uma população de cerca de 400.000 habitantes". Além do hospital de Leiria, fazem parte do CHL os hospitais de Alcobaça e Pombal.

O que é uma Unidade Local de Saúde?

Segundo a legislação, uma ULS é uma entidade pública empresarial de capitais exclusivamente detidos pelo Estado, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Reúne numa única entidade e sob a alçada de uma mesma gestão, diferentes níveis de cuidados (Cuidados de Saúde Primários, Cuidados Hospitalares, Urgência, Emergência e Cuidados Intensivos, Cuidados Paliativos e Saúde Pública). Tem como objectivo criar, através de uma prestação e gestão integrada de todos os serviços e níveis de cuidados, uma via para melhorar a interligação dos cuidados de saúde primários com os cuidados hospitalares.