Viver

Conheça o Habitat, o novo restaurante e bar no centro histórico de Leiria

9 jun 2020 15:55

Um leiriense e um chef inglês juntos para dar prioridade à comida do mundo, numa ementa com vários pratos vegetarianos

conheca-o-habitat-o-novo-restaurante-e-bar-no-centro-historico-de-leiria
Inaugurou na sexta-feira, 5 de Junho, no antigo Pátio das Cantigas
DR

Daniel Antunes e Bradley Hardaker conheceram-se no Algarve, em Lagos, quando durante sete meses trabalharam num restaurante de comida mexicana.

Ele tinha interesse em abrir um estabelecimento em Portugal e como fui persuasivo o suficiente veio para Leiria”, conta Daniel Antunes, que é originário da cidade do Lis.

As raízes do chef Bradley Hardaker revelam-se, por exemplo, na proposta fish and chips, um panado de bacalhau frito acompanhado de batata frita rústica, puré de ervilhas e molho tártaro.

A ementa do Habitat, o novo restaurante e lounge bar no centro histórico de Leiria, a funcionar desde sexta-feira, 5 de Junho, dá prioridade à cozinha do mundo, com sugestões de três continentes (Europa, Ásia e América) e diversos pratos vegetarianos.

As entradas incluem rolos primavera do Vietname, hummus e tzatziki servidos com pão e azeitonas (um acepipe comum na Grécia e Turquia) e halloumi (um queijo com origem no Chipre) com salsa de tomate, além de nachos (a representar a gastronomia do México) e ramen de porco, vaca ou cogumelos (à moda do Japão).

Ramen

Nos pratos principais, há salada de quinoa, o já referido fish and chips e chili de carne com arroz e creme azedo, mas o destaque são as seis variedades de bao, um pão cozido a vapor que é muito popular na China (porco, vaca, pato, peixe, cogumelos ou vegetais).

As refeições diárias ficam por 8,50 euros e incluem prato principal, bebida, café ou sobremesa.

No serviço de bar, a lista também contempla bebidas de vários países e logo no sábado, 6 de Junho, o mojito, a caipirinha e o amaretto sour estavam entre os cocktails do dia.

Esparguete de curgete, vegan e glutén free

Localizado na Rua Fernão de Magalhães, junto à Rua Direita, onde funcionava o Cabra Velha e, há mais tempo, o Pátio das Cantigas, o Habitat está aberto todos os dias entre as 11 e as 23 horas, excepto no sábados e domingos, em que começa às 18 horas.

Daniel Antunes apresenta-o como um espaço com “uma atmosfera acolhedora e relaxante”, um bom destino “para beber um copo” ou “um chá”, com uma decoração que mistura "industrial e rústico" e “um mural” assinado pela artista plástica Mara Mures.

Brevemente, está prometido um programa de eventos com open mic para música, poesia ou comédia stand-up.