Sociedade

Conheça as empresas que premeiam os melhores estudantes do Politécnico de Leiria

19 abr 2021 16:19

Atribuídas bolsas a 28 alunos e também financiamento para a remodelação de cinco quartos em residências

conheca-as-empresas-que-premeiam-os-melhores-estudantes-do-politecnico-de-leiria
Apoiados os melhores desempenhos de nove cursos do Politécnico de Leiria
Ricardo Graça

O programa Bolsas + Indústria acaba de premiar 28 estudantes de mérito do Politécnico de Leiria com o apoio de empresas da região, que financiam 27 bolsas de licenciatura e uma bolsa de mestrado nas áreas de Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Marketing, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Informática, Contabilidade e Finanças, Gestão, Engenharia Civil e Engenharia Alimentar.

As 23 empresas contribuidoras são as seguintes: Aki-D’el-Mar Mariscos, Böllinghaus Steel, Bourbon Automotive, Caixa de Crédito de Leiria, Classe Frutas, Geocam, ínCentea, La Redoute, Martos, Maxiplás, Moldes RP, Grupo Moldoeste, Pearlmaster, Planimolde, Plastimago, Ribermold, Solancis, TJ Moldes e Erofio.

Ajudaram, também, a financiar obras em cinco quartos nas residências de estudantes do Politécnico de Leiria.

“Este ano foi trabalhado com os empresários numa perspectiva de estimular ainda mais a aproximação dos estudantes às empresas, nomeadamente estimulando os períodos de imersão em contexto empresarial”, explica Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, citado em comunicado. “E, por outro lado, em vez de as bolsas serem atribuídas em função da média dos melhores estudantes que entram no ensino superior, são atribuídas em função do sucesso e do mérito dos estudantes depois de entrarem no ensino superior, ficando uma parte relacionada com a concretização da imersão em contexto empresarial”.

O programa Bolsas + Indútria resulta do protocolo de cooperação entre o Politécnico de Leiria, a Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (Cefamol).

A sessão de atribuição das bolsas decorreu na sexta-feira, 16 de abril, em formato online.

“Estamos num contexto pandémico exigente, naturalmente do ponto de vista da saúde pública, mas também muito exigente e com consequências tremendas do ponto de vista económico e social. Mesmo neste contexto, ao qual as empresas não estão impunes, e com alguns sectores afetados, gostava de agradecer esta mobilização num tempo de pandemia a todas estas 23 empresas. Agradeço este compromisso com a valorização do ensino superior, com a valorização da empregabilidade qualificada e a responsabilidade social demonstrada”, destacou Rui Pedrosa.

Para o presidente da Cefamol, João Faustino, também citado na nota de imprensa, a alteração implementada este ano no modelo de atribuição de bolsas permite “valorizar, sobretudo, o desempenho académico dos estudantes, na sua formação” e permite “mais interacção e ligação com as empresas que investem nesta iniciativa”.

Este projecto tem como génese a aproximação da academia às empresas. As nossas indústrias estão diariamente expostas a novos desafios, que só com conhecimento e saber poderemos ultrapassar. Os estudantes formados no Politécnico de Leiria são sobejamente conhecidos pois são treinados para enfrentar novos desafios e pensar mais rápido. Serão uma mais-valia para aumentar as nossas competências”, salientou.

Henrique Carvalho, director executivo da NERLEI, sublinhou que as experiências e vivências ao longo do percurso de aprendizagens “são claramente hoje o que faz a diferença”, reforçando que “premiar que exista a interacção dos estudantes com as empresas é um aspecto que vai tornar o programa mais forte e mais importante”.

Num espaço de dois anos, era bom ter este número multiplicado por quatro. Fica o desafio de conseguirmos ter aqui à volta de umas 100 bolsas, porque acho que era fantástico e temos condições para o poder fazer”, concluiu.