Sociedade

Conheça a lotação das praias de Leiria, Marinha Grande e Pombal para este Verão

10 jun 2020 11:47

Praia Velha é, nestes três concelhos, a praia com maior capacidade potencial de ocupação, com um máximo de 6.100 pessoas.

conheca-a-lotacao-das-praias-de-leiria-marinha-grande-e-pombal-para-este-verao
Para a praia de São Pedro de Moel foi definida uma capacidade potencial de ocupação 1.900 pessoas
Ricardo Graça

Já é conhecida a capacidade potencial de ocupação das praias dos concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal. Depois de, no final de Maio, ter divulgado a lotação possível das estâncias das regiões do Oeste/Tejo e do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente divulga agora a lista referente ao Norte e Centro.

De acordo com essa informação, a praia de Pedrógão-Centro poderá receber, durante a presente época balnear, até 5.600 pessoas, sendo que, mais a sul da povoação, na designada 'praia dos Campistas”, poderão estar, no máximo, 600 veraneantes.

Para o Osso da Baleia, a única praia do concelho de Pombal, está definida uma capacidade potencial de ocupação até 1.900 utentes.

No concelho da Marinha Grande, a praia Velha de São Pedro de Moel é aquela que tem a maior carga de ocupação definida: até 6.100 pessoas. Para as restantes estâncias deste Município foram definidas as seguintes ocupações máximas: 5.800 utentes para a Vieira; 500 para a de Pedras Negras e 1.900 para a de São Pedro de Moel. Nesta praia, a APA define também uma capacidade potencial considerando a variação da maré, assumindo que, durante a maré baixa, possam estar no areal até 2.300 pessoas.

“Estas capacidades são um importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias, pois é a partir destes valores que pode ser dada informação – ao cidadão e às autoridades – de modo a direccionar os devidos comportamentos, de uma forma responsável”, adianta a APA, em comunicado.