Sociedade

Confirma-se: este ano já não há Pinhal das Artes

14 jan 2016 00:00

Caso o secretário de Estado das Florestas seja favorável à realização do Pinhal das Artes no Lugar das Árvores, a SAMP começa a trabalhar no evento de 2017

confirma-se-este-ano-ja-nao-ha-pinhal-das-artes-2835
Daniela Franco Sousa

O presidente da Câmara da Marinha Grande e o director da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP) vão reunir-se amanhã, sexta-feira, dia 15, com o secretário de Estado das Florestas. Mas, independentemente do resultado das conversações, o Pinhal das Artes já não irá realizar-se este ano.

Paulo Lameiro explicou ao JORNAL DE LEIRIA que, mesmo que o governante reavaliasse os argumentos que levaram a Unidade de Gestão Florestal do Centro Litoral a proibir o Pinhal das Artes no Lugar das Árvores, em São Pedro de Moel, já nada podia ser feito para que o festival se realizasse em 2016, uma vez que as confirmações com as companhias, algumas delas internacionais, tinham que ser feitas até ao final de 2015.

O director artístico do festival diz que caso o secretário de Estado seja favorável à realização do Pinhal das Artes no Lugar das Árvores, a SAMP começa a trabalhar no evento de 2017.

Se não for, “pensaremos num festival de artes da primeira infância, a realizar-se noutro local que não nas Matas”, adianta Paulo Lameiro. Isto porque o Pinhal das Artes têm uma identidade que não se consegue transpor para outro local, salienta o professor, lembrando que todo o evento está pensado em função daquela zona de pinhal, da proximidade do farol e até dos dois parques de campismo.

Face aos últimos acontecimentos, têm chegado à SAMP convites de outras localidades disponíveis para receber o evento concedendo até apoio financeiro, expõe Paulo Lameiro, que admite que o festival de artes para a primeira infância passe a realizar-se noutro distrito ou no estrangeiro.

Na reunião de Câmara da Marinha Grande todas as forças políticas salientaram a importância do Pinhal das Artes para o concelho. Paulo Vicente, presidente da autarquia, disse estar em permanente conversação com o secretário de Estado das Florestas, participando mesmo no encontro a acontecer entre Paulo Lameiro e o governante.

Para evitar mais situações do género, Carlos Logrado (+Concelho) defendeu que a gestão das Matas deve passar para a Câmara da Marinha Grande. Também Vítor Pereira (CDU) considerou que a gestão das florestas merece discussão alargada. O assunto chegou na semana passada à Assembleia da República, onde os deputados do PSD eleitos por Leiria pediram esclarecimentos ao ministro da Agricultura. Entretanto foi também lançada uma carta peticionária

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo