Sociedade

Conferência em Leiria debate impacto da inteligência artificial na democracia

13 dez 2023 09:30

Próxima sessão das Conversas de Abril realiza-se, esta quinta-feira, dia 14, no Museu de Leiria, com o foco na relação entre inteligência artificial e redes sociais e a democracia.

conferencia-em-leiria-debate-impacto-da-inteligencia-artificial-na-democracia
Impacto "crescente" da inteligência artificial estará no centro do debate
Hitesh Choudhary/Unsplash

Do lápis azul da censura ao algoritmo - Democracia e o algoritmo é o tema da próxima sessão das Conversas de Abril, que terá lugar esta quinta-feira, dia 14, no Museu de Leiria.

Com início às 18 horas, a iniciativa insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 e, segundo a organização, pretende debater o impacto "crescente" da inteligência artificial e das redes sociais na estrutura e funcionamento da democracia.

O encontro terá como oradores Rita Figueiras, docente da Universidade Católica e colaboradora do jornal Público, e Jacinto Godinho, jornalista da RTP, repórter de várias séries documentais e de trabalhos de investigação premiados.

"Os oradores compartilharão as suas percepções e análises sobre como essas tecnologias emergentes estão a moldar os princípios fundamentais da democracia moderna", refere uma nota da comissão executiva das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril em Leiria, que organiza o evento em parceria com o jornal Região de Leiria.