Sociedade

Conferência em Leiria apresenta novos dados sobra a Mina da Guimarota

23 nov 2023 15:00

Esta sexta-feira, dia 24, haverá um roteiro matemático pelo centro histórico de Leiria. É uma das iniciativas preparadas pelo Museu de Leiria para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica.

conferencia-em-leiria-apresenta-novos-dados-sobra-a-mina-da-guimarota
Desactivada há´décadas, mina continua a revelar dados importantes sobre a história da Terra

O Museu de Leiria acolhe, este sábado, dia 25, uma palestra onde serão apresentados novos dados sobre a investigação paleontológica em torno da Mina da Guimarota, em Leiria.

Com início às 15:30 horas, a conferência contará com apresentações de Anabela Veiga, professora no Departamento de Engenharia Civil do Politécnico de Leiria, e de membros do Centro de Investigação em Paleobiologia e Paleoecologia da Sociedade de História Natural de Torres Vedras. 

A iniciativa insere-se na programação do Museu de Leiria associada às comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala amanhã, dia 24. Neste dia, haverá um roteiro matemático pelo centro histórico, marcado para as 14:30 horas.

Também esta sexta-feira, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia acolhe, pelas 16:30 horas, uma conferência subordinada ao tema Um passeio pela história da astronomia em Portugal. O orador será o Fernando Figueiredo, docente no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.

A participação nestas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita junto do Museu de Leiria (museudeleiria@cm-leiria.pt). 

O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996 em Portugal, tendo sido escolhido 24 de Novembro para a sua celebração por ser o dia de nascimento de Rómulo de Carvalho (em 1906), professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em Portugal. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.