Sociedade

Conferência de Linguagem e Comunicação Acessíveis no Politécnico de Leiria

28 jun 2023 12:12

Iniciativa decorre de 3 a 7 de Julho, na ESECS, e conta com a presença do ministro da Educação

conferencia-de-linguagem-e-comunicacao-acessiveis-no-politecnico-de-leiria
João Costa, ministro da Educação
DR

A Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) e o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria irão realizar a KLAARA 2023 – 3.ª Conferência de Linguagem e Comunicação Acessíveis, pela primeira vez em Portugal.

A iniciativa decorre entre 3 e 7 de Julho, no auditório 2 da ESECS, e conta com 100 participantes, oriundos da América do Sul, Europa e Oceânia, adianta a organização.

O ministro da Educação, João Costa, estará presente na sessão de abertura, no dia 4 de Julho, a partir das 14 horas, prossegue o Politécnico de Leiria.

"Esta conferência é um momento de partilha de práticas e de conhecimento na procura de respostas promotoras do acesso ao direito a aceder à informação, no cumprimento do artigo 9.º da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência", nota a mesma fonte.

"A FENACERCI e o CRID têm vindo a intervir nesta área, através da adaptação de documentos, pacotes formativos adaptados, desenvolvimento de livros acessíveis e flyers de informação, assim como acções de formação para profissionais do terreno e para validadores de informação fácil de ler e de entender", realça ainda.

Depois da recepção aos convidados, no dia 3 de Julho, o encontro arranca no dia 4, a partir das 14 horas. O presidente do Instituto Politécnico, Carlos Rabadão, a presidente da FENACERCI, Julieta Sanches, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes e o ministro da Educação, João Costa, são os oradores da sessão de abertura, no auditório da ESECS.

A partir das 14:30 horas, a australiana Cathy Basterfield fala do Desenvolvimento de linguagem clara e de leitura fácil. Dois grupos-alvo distintos. No dia 5, Tatjana Knapp e Nevenka Kos apresentam As pessoas com DID (deficiência intelectual e desenvolvimento) enquanto validadores de conteúdo, entre as 9:30 e as 10:15 horas.

Segue-se Assimetria linguística e análise da conversação: Proposta de modelo, por Leealaura Leskelã. Das 14 às 16 horas, decorre a mesa-redonda sobre Uma comunidade acessível, com representantes de áreas como a saúde, a cultura e o desporto e lazer.

O dia 6 de Julho começa pelas 9:30 horas, com Conteúdo audiovisual fácil e Internet fácil qual é mais difícil?’, com Rocio Barnabe Caro. Pelas 10:15 horas, Ulla Bohman fala de Acessibilidade cognitiva: Uma questão de direitos. Às 11:30 horas, Marta Nogueira apresenta Linguagem e comunicação acessível – Caminhos para a acessibilidade laboral.

Nestes três dias serão ainda apresentados mais de 30 trabalhos de investigação neste domínio, além de sessões de trabalho numa vertente da aplicação prática deste corpo de conhecimento e do impacto na vida das pessoas com dificuldades em compreender a informação nas suas diversas vertentes, refere o Politécnico de Leiria.

O último dia da conferência começa com Acessibilidade cognitiva e informação acessível: Uma visão para o futuro, com Sandra Marques e Célia Sousa.

Pelas 11:45 horas, o subdirector da ESECS, Jorge Varela, e o administrador da FENACERCI, Joaquim Pequicho, encerram a conferência. Será ainda passada uma vídeo-mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.