Economia

Confederação do Comércio e Serviços debate competitividade em jornadas em Leiria

24 ago 2023 10:57

Com a presença de Ana Mendes Godinho, Carlos Fiolhais, David Justino e Paulo Pedroso, entre outros

confederacao-do-comercio-e-servicos-debate-competitividade-em-jornadas-em-leiria
Teatro Miguel Franco acolhe a segunda sessão deste ano das Jornadas da CCP
Fotografia: Ricardo Graça/Arquivo

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) seleccionou Leiria para realizar, a 26 de Setembro, a segunda edição das Jornadas CCP 2023 - "Comércio e Serviços e Competitividade Económica".

Numa sessão no Teatro Miguel Franco dedicada ao tema "Competências numa Economia baseada nos Serviços", a organização convida empresários, quadros de empresas, decisores políticos, dirigentes associativos, quadros da administração pública e investigadores a escutarem o ex-ministro da Educação David Justino dissertar sobre o tema "Uma competição global pelos talentos", e a presidente da Comissão Directiva do Programa Pessoas 2030, Ana Coelho, sobre "Qualificações e competências no âmbito do Pessoas 2030".

O docente universitário Carlos Fiolhais, moderará um debate dedicado ao tema "As qualificações e as competências necessárias para elevar o nosso desempenho numa economia de crescente valor imaterial", onde participarão Alcino Lavrador, CEO da Altice Labs, Paulo Marques, coordenador do Observatório do Emprego Jovem, Paulo Pedroso, ex-ministro e professor no ISCTE e ainda Joaquim Paulo Conceição, da Leiria Business School e administrador do Grupo NOV.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, encerrará os trabalhos.

Esta 2.ª Jornada da CCP será aberta por João Vieira Lopes, presidente da CCP, seguindo-se as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, e ainda do presidente da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria (ACILIS), Lino Ferreira.

"Este é o momento certo para a CCP reunir no distrito de Leiria todos aqueles que conhecem bem a realidade e as dificuldades vividas pelas empresas. Em conjunto, debateremos as questões relativas às qualificações e competências necessárias para aumentar o desempenho e a competitividade numa economia de crescente valor imaterial, clarificando também o papel dos fundos estruturais neste contexto", sublinha o presidente da CCP.

Braga será a cidade seguinte a receber a 3.ª e última edição deste ano das jornadas CCP, que será dedicada ao tema Território.