Viver

Concerto conferência no Politécnico analisa a obra de Iannis Xenakis

12 nov 2022 18:20

Músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa em Leiria

concerto-conferencia-no-politecnico-analisa-a-obra-de-iannis-xenakis
O evento da próxima terça-feira assinala o centenário do nascimento do compositor
Michèle Daniel (www.iannis-xenakis.org)

Em palco, vão estar o conferencista Benoît Gibson e seis percussionistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com o maestro Marco Fernandes.

O concerto conferência “Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço” decorre na terça-feira, 15 de Novembro, depois das 16 horas, no átrio da Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico de Leiria.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia, através do preenchimento deste formulário online.

Com produção do Politécnico de Leiria e programação da Orquestra Metropolitana de Lisboa, o concerto conferência pretende homenagear Iannis Xenakis e assinalar o centenário do nascimento do compositor, que protagonizou um percurso fora do comum (1922-2001).

Em Atenas, além de ter tido aulas particulares de música, estudou engenharia, o que lhe proporcionou conhecimentos de matemática. Durante a guerra, participou na resistência contra a ocupação alemã e depois britânica, foi preso várias vezes, condenado, viveu na clandestinidade, e em 1947 fugiu para França onde trabalhou durante 12 anos com o arquitecto Le Corbusier”, refere a nota de divulgação.

Através de imagens e exemplos sonoros, o evento de terça-feira no Politécnico de Leiria apresenta Iannis Xenakis, a sua música, a sua relação com a arquitectura, a ciência e a matemática, e a forma como desenvolveu os conceitos de ritmo e de espaço na sua obra Persephassa (1969) para seis percussionistas.

Benoît Gibson estudou viola de arco e é doutorado em Música e Musicologia. É professor de Análise Musical na Universidade de Évora.