Economia

COMPETE 2030 reúne comité de acompanhamento na Marinha Grande

16 nov 2023 11:11

Reunião irá decorrer amanhã no Centro Empresarial da Marinha Grande

compete-2030-reune-comite-de-acompanhamento-na-marinha-grande
Centro empresarial está localizado na Zona Industrial de Casal da Lebre
DR

 A autoridade de Gestão do Programa temático Inovação e Transição Digital - COMPETE 2030 -, irá realizar a terceira reunião do seu Comité de Acompanhamento amanhã, dia 17 de Novembro, pelas 10 horas, no Centro Empresarial da Marinha Grande.

Segundo a autarquia, "a sessão conta com a participação da Comissão Directiva do COMPETE 2030, presidida por Nuno Mangas, por representantes de diversas entidades, assim como representantes da DG Regio e DG Emprego da Comissão Europeia, e a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, entidade nacional responsável pela coordenação técnica de implementação dos Fundos Europeus".

A câmara nota que, "tendo em conta a realização da reunião na região de Leiria, a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, foi também convidada a participar".

O presidente do Município da Marinha Grande, cidade anfitriã deste Comité, Aurélio Ferreira, irá marcar presença no início da reunião, dando as boas-vindas a todos os membros.

Já durante o período da tarde, os membros do Comité de Acompanhamento visitam alguns projectos executados com apoio de fundos europeus, no âmbito do COMPETE.

"Nos termos do modelo de governação dos fundos europeus, o Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030 é o órgão responsável por monitorizar e supervisionar a implementação e o progresso dos projectos financiados pelo programa, através do FEDER e FSE+. O Comité tem como principais competências a análise e aprovação dos critérios de selecção das operações, a análise dos resultados da execução do programa e das conclusões e recomendações das avaliações, a aprovação do relatório final de desempenho do programa, dos planos de avaliação e comunicação e todas as propostas de alteração do conteúdo do programa aprovado pela Comissão Europeia", salienta a câmara.

O COMPETE 2030, aprovado pela Comissão Europeia para o período de 2021-2027, dispõe de uma dotação de 3.904 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos essencialmente nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, dos quais 3.504 milhões de euros FEDER e 400 milhões de euros FSE+

O programa já tem projectos aprovados para a região de Leiria, contextualiza ainda a autarquia.