PATROCINADO

Saúde

Como criar uma estrutura saudável para o seu lar

4 mar 2020 16:54

Com o crescente aumento do consumismo e do imediatismo, parece que estamos sempre a precisar de adquirir cada vez mais coisas, precisando e nunca temos tempo para fazer uma pausa.

como-criar-uma-estrutura-saudavel-para-o-seu-lar
Existem plantas de primavera, verão, outono e inverno
Dr

Isto influencia bastante o ambiente que é criado na nossa casa, e se pretende mudar e procura uma forma de reestruturar a tal casa (ou se acabou de comprar uma casa ou um apartamento novo e quer fazer o que está certo) de forma a manter um ambiente saudável e confortável continue a ler as dicas que aconselhamos abaixo!

Adicione plantas

Esta é talvez uma das dicas mais óbvias, mas é a que funciona melhor! Já existem diversos estudos que referem os vários benefícios que as plantas podem trazer para a sua casa, para além da sua beleza e cheiro.

Além disso, ter uma planta em casa vai ajudar a comprometer-se com um ser vivo, que muitas vezes dá uma sensação de satisfação ao vê-la crescer e desenvolver-se de forma saudável.

Com tantos formatos, tamanhos e cores diferentes, as plantas são, muitas vezes, o detalhe que faltava à sua decoração.

Mas antes de começar a comprar vários vasos, pesquise quais as plantas mais adequadas ao clima onde vive.

Já para não falar da sazonalidade, porque existem plantas de primavera, verão, outono e inverno.

Plantas que precisam de dez horas de luz por dia ou plantas que sobrevivem apenas com duas horas de luz diárias.

Compreenda as necessidades da sua planta e tome bem conta dela!

Outra maneira de trazer um pouco de flora para a sua casa é ter uma pequena horta.

As hortas não exigem muita manutenção, e geralmente dão um cheiro maravilhoso à sua casa e, especialmente, à sua cozinha (nada bate o cheiro de manjericão fresco!). Isso sem contar, obviamente, com os benefícios culinários de ter uma pequena horta, pois todos sabemos que depois de cozinhar com ervas frescas é muito difícil voltar aos produtos secos e preservados.

Procure um lugar com janelas

Já ouviu falar em depressão devido à falta de luz? É uma realidade muito presente em vários países nórdicos, principalmente durante o inverno quando existem apenas cinco horas de luz por dia!

A maioria das pessoas que procura uma nova casa/apartamento para morar, procura sempre locais com ótima iluminação, porque é quase um instinto dos humanos procurar o sol!

Isto acontece porque a luz do sol, para além de trazer mais calor, é também responsável pela ativação da vitamina D e produção de cálcio no nosso corpo (este elemento é muito importante para o ser humano!), além de diversos outros benefícios.

use luzes e cores confortáveis

Pode não parecer muito óbvio, mas já deve ter ouvido falar no quanto as cores, iluminação e até texturas do ambiente podem influenciar o seu humor durante o dia.

Com certeza já deve ter lido a respeito de marcas alimentares que usam cores como o vermelho e o amarelo nos seus logos pois estas cores instigam a sensação de fome.

A sua casa não é muito diferente. Quando pensar na decoração da sua casa, compreender as sensações e o humor que as cores proporcionam é muito importante.

A ideia não é utilizar luzes nem cores muito fortes (pois os estímulos tecnológicos no dia a dia já são suficientes e não precisamos de estímulos extra), mas sim utilizar essas cores para pequenos detalhes ou em locais estratégicos (caso tenha, por exemplo, uma pequena adega).

Recomendamos que pesquise bem, ou até que peça ajuda a um profissional para o ajudar a decidir o melhor esquema de cores para a sua casa.

procure minimalismo e organização

Não é ao acaso que o minimalismo nórdico se tornou uma tendência de design de interiores que chegou para ficar. É notável o quão incómodo e causador de stress é viver num ambiente repleto de objetos e elementos decorativos.

Principalmente, se possui salas pequenas a utilização do espaço de maneira eficiente e minimalista fará toda a diferença! Pense e repense na hora de comprar algo para si ou para a sua casa: é o que quer ou que precisa?

Se for puramente uma questão de desejo e não de necessidade, guarde esse novo objeto de forma a não superlotar ainda mais a divisão onde o pretende colocar.

Faz muita diferença poder descansar num ambiente que tenha apenas o necessário em termos de móveis e utensílios, porque uma sensação de espaço permite-lhe respirar e relaxar a sua mente.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990