Sociedade

Comissão Diocesana para a Protecção de Menores inicia novo mandato

11 set 2023 18:22

A equipa, que continua a ser presidida pelo advogado Rui Rodrigues, passa a integrar a professora Isabel Talefe Lopes, que é docente de Educação Moral e Religiosa Católica.

comissao-diocesana-para-a-proteccao-de-menores-inicia-novo-mandato
Comissão tomou posse para um novo mandato de três anos
DR

A nova Comissão Para a Protecção de Menores e Adultos Vulneráveis da Diocese de Leiria-Fátima iniciou, no sábado, o seu mandato de três anos. A equipa, nomeada em Julho último pelo bispo D. José Ornelas, continua a ser presidida por Rui Rodrigues, advogado da Marinha Grande, e passa a integrar Isabel Talefe Lopes, docente de Educação Moral e Religiosa Católica.

Da comissão, fazem ainda parte a psicóloga Lígia Pedroga, a assistente social Conceição Lopes e o superintendente da PSP Rafael Marques, que foram reconduzidos na função. O padre José Augusto assume o papel de “assistente espiritual” da comissão.

Segundo um comunicado da diocese, após a tomada de posse, o grupo realizou a primeira reunião do mandato. De acordo com aquela nota, um dos tópicos de destaque foi “a avaliação da actividade do Grupo VITA”, criada pela Conferência Episcopal para apoio às vítimas de abuso na Igreja, bem como a colaboração da comissão diocesana com a Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas Para a Protecção de Menores e Adultos Vulneráveis.

Durante a cerimónia de posse, D. José Ornelas expressou a sua gratidão pela disponibilidade dos membros em integrar a comissão e “destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Igreja em geral e pelas comissões em particular”.

“A diocese de Leiria-Fátima reitera, desta forma, o seu compromisso com a protecção e bem-estar de todos os membros da comunidade, sobretudo os mais frágeis”, acrescenta aquela nota de imprensa.