Viver

Começam hoje os concertos do Season Impulso 2023, que segue até Dezembro

17 fev 2023 08:00

Organização do Impulso anuncia mais de 20 concertos em Caldas da Rainha além de cinema, palestras e exposições

comecam-hoje-os-concertos-do-season-impulso-2023-que-segue-ate-dezembro
Femme Falafel vai a palco nesta sexta-feira, na mesma noite de A Garota Não
DR

Com novo formato, o Impulso regressa em Caldas da Rainha e apresenta-se agora como Season Impulso. Decorre até Dezembro e abre já nesta sexta-feira, 17 de Fevereiro, com concertos de A Garota Não e Femme Falafel.

O conteúdo continua “alternativo”, explica o director e programador do Season Impulso 2023, Nuno Monteiro.

No horizonte, uma programação “inclusiva”, que procura dar visibilidade às questões de género e garantir a participação de minorias menos representadas no espaço público, o que resulta numa agenda “diferenciada de outros festivais”.

O novo formato vai ao encontro de diferentes objectivos: estabelecer “um desafio diferente”, conseguir mais presença na cidade “ao longo do ano inteiro” e “ganhar mais tempo para programar a edição de 2024”.

Na programação já divulgada, com datas até Julho, uma vez por mês, encontram-se nomes como a catalã Marina Herlop, a espanhola radicada no Porto Angélica Salvi, Surma, Dino D´Santiago, a dupla Golden Slumbers, as brasileiras baseadas em Lisboa Trypas Corassão e o trio portuense The Rite of Trio, entre outros artistas.

“Temos a programação praticamente fechada até ao fim deste ano”, conta Nuno Monteiro.

Ao todo, o Impulso 2023 anuncia 10 datas no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, com mais de 25 artistas nacionais e internacionais, e, além da música, actividades paralelas como cinema, conversas com realizadores, exposições e masterclasses.

Segundo Nuno Monteiro, está garantida nova parceria com o Doclisboa para a exibição de oito filmes, em dois períodos: de Março a Junho e de Setembro a Dezembro, sempre em dias diferentes dos dias de concertos.

Por outro lado, a organização promete que o Impulso voltará ao formato festival ao ar livre em 2024 “para apresentar ao longo de três dias o que de melhor se faz na música alternativa e independente” e recuperar “as residências artísticas”, a “programação de cinema internacional” e “diversas parcerias com os agentes culturais locais”.

Em 2023, o Impulso é organizado pela Pulsonar Associação, numa co-organização com o Município das Caldas da Rainha e em parceria com a Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Politécnico de Leiria.