Sociedade

Comboio de Lata inaugurou serviço de transportes há 100 anos

6 fev 2023 13:42

Locomotiva assegurou deslocação de pessoas e de madeira do Pinhal de Leiria durante mais de quatro décadas

comboio-de-lata-inaugurou-servico-de-transportes-ha-100-anos
Comboio de Lata na Marinha Grande
DR

Foi precisamente há um século, a 6 de Fevereiro de 1923, que o Comboio de Lata, ícone da memória colectiva da Marinha Grande, iniciou o seu serviço de transportes, num caminho de ferro, de via reduzida, pelas Matas Nacionais.

O pequeno Decauville - Comboio de Lata-  percorria o Pinhal de Leiria, sendo que a sua incursão na mata ficou a dever-se à iniciativa do engenheiro silvicultor António Mendes de Almeida, recorda o blogue Pequenos Leitores da Marinha Grande, sítio da biblioteca municipal, que é dedicado aos mais jovens.

"Durante os dias da semana, a sua actividade destinava-se a transportes de pinheiros e madeiras para as serrações. Em dias festivos, como o Dia da Espiga e o 1.º de Maio, transportava as pessoas para o pinhal, onde já era tradição realizar piqueniques em grande convívio", explica o blogue, acrescentando que a "sua actividade terminou em 1965, depois de 42 anos de intenso tráfego".

O Comboio de Lata, baptizado assim pela população devido à aparência com um pequeno comboio de brincar, era alimentado a lenha e circulava no interior do pinhal e na cidade da Marinha Grande para transportar, além de madeiras, também pedra e areias, ao longo de uma linha que chegou a ter cerca de 30 quilómetros.