Abertura

Combate ao desperdício e reutilização são armas para enfrentar a seca

18 fev 2022 21:40

Na região, só 0,85% da caudal tratado nas ETAR é reaproveitado e mais de 25% da água que entra na rede perde-se em fugas. Os municípios reconhecem o problema e estão adoptar medidas

combate-ao-desperdicio-e-reutilizacao-sao-armas-para-enfrentar-a-seca
Maria Anabela Silva

Garantir o abastecimento de água às populações é já um dos grandes desafios da humanidade. A escassez deste recurso vital, torna-o um bem cada vez mais precioso e valioso, que importa preservar. O combate ao desperdício, associado ao uso eficiente, é uma das armas para enfrentar o problema, numa equação onde entram também a reutilização de água, a dessalinização e a conservação de ecossistemas que ajudem a reter a humidade.

Ao nível do desperdício há uma grande margem de progressão. A somar ao que gastamos em excesso ou que não reutilizamos, ao que se desperdiça com práticas agrícolas desadequadas ou culturas desajustadas, há as perdas das redes públicas de abastecimento. Na região e de acordo com o relatório de 2020 da Entidade Reguladora do Sector da Água e dos Resíduos (ERSAR) há municípios onde quase metade da água que entra na rede se perde em fugas e rupturas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ