Saúde

Com as pessoas… Enfermagem na integração de cuidados é o mote do XVII encontro em Leiria

11 out 2023 12:15

Centro Hospitalar de Leiria organiza evento para produção e a partilha de conhecimento na área da enfermagem

com-as-pessoas-enfermagem-na-integracao-de-cuidados-e-o-mote-do-xvii-encontro-em-leiria

Com as pessoas… Enfermagem na integração de cuidados é o mote do XVII Encontro de Enfermagem do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que decorre esta quinta e sexta-feira, no auditório do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

Esta iniciativa visa a produção e a partilha de conhecimento na área da enfermagem, promovendo uma prática sustentada na evidência científica, explica uma nota de imprensa do CHL.

Com início às 10:30 horas, amanhã, dia 12, estão agendadas comunicações livres.

Saúde de todos para todos é o tema central do primeiro painel, moderado por João Morais, director da Cardiologia do CHL, onde será abordada a Visão do modelo de gestão, a Integração de cuidados: num novo paradigma do Serviço Nacional de Saúde? e Organização do modelo de gestão e financiamento.

À tarde decorre a mesa redonda Gestão Integrada de doença crónica aos vários níveis de cuidados de saúde, moderada pelo enfermeiro da urgência geral Daniel Carvalho, e que conta com vários contributos que versam sobre Projectos de integração de cuidados – Projecto Integrar +, Equipa de suporte a doentes crónicos complexos e a Integração de cuidados especializados na área da Enfermagem de Reabilitação.

Na sexta-feira, dia 13, após as comunicações livres, o primeiro painel começa pelas 11 horas e irá abordar as Boas práticas nos cuidados – projetos de melhoria contínua.

Será moderado pela enfermeira e elemento do Conselho de Administração do CHL, Emília Fael, onde são apresentados exemplos daqueles projectos de enfermagem em curso no CHL.

À tarde decorre a segunda mesa redonda com o tema Gestão das infecções associadas aos cuidados de saúde e resistência aos antimicrobianos: desafios e oportunidades, com a moderação de Luís Filipe, onde são partilhadas diferentes experiências nos cuidados de saúde primários e hospitalares.

A sessão de encerramento desta iniciativa realiza-se pelas 17 horas, com entrega de prémios.