Sociedade

Colmeias inaugura novo parque de resíduos

21 abr 2023 17:10

Ecocentro aumenta para 17 o número deste tipo de infraestruturas no concelho de Leiria. Vai receber monstros e resíduos de construções, demolições ou da limpeza de jardins e terrenos

colmeias-inaugura-novo-parque-de-residuos
Redacção/Agência Lusa

O número de parques de resíduos no concelho de Leiria passa a ser de 17 a partir de sábado, quando abre o equipamento de Colmeias, e está em análise a instalação de mais infraestruturas destas.

“O município tem actualmente 17 locais que funcionam como parques de resíduos”, disse à agência Lusa o vereador Luís Lopes.

Segundo Luís Lopes, estes parques estão distribuídos por Amor, Bajouca, Barreira, Carreira, Bidoeira de Cima, Coimbrão, Colmeias, Maceira, Marrazes, Memória, Monte Real, Monte Redondo, Monte Redondo, Ortigosa, Pousos, Santa Eufémia e Souto da Carpalhosa.

“O Município de Leiria encontra-se a delinear e analisar uma estratégia de valorização e de gestão de resíduos de modo a dotar o concelho com mais unidades desta tipologia, semelhantes ao parque de resíduos de Colmeias, criando uma rede de infraestruturas desta tipologia que permita complementar a actual contentorização disponível em todo o concelho”, acrescentou o autarca, que tem, entre outros, o pelouro do Ambiente.

O novo parque de resíduos ou ecocentro vai receber monstros e resíduos resultantes de construções e demolições ou da limpeza de jardins e terrenos, exemplificou.
“Não há qualquer encargo para quem deposita e não há limite da quantidade a depositar”, frisou, explicando que no local vai estar uma pessoa que vai receber e encaminhar os resíduos que podem ser recebidos naquele espaço.

A autarquia atribuiu um apoio financeiro no montante de quase 200 mil euros para fazer face às despesas da obra do parque de resíduos de Colmeias e cerca de 20 mil euros anuais associados a custos de funcionamento.

O objectivo da câmara é o de evitar a deposição indevida de resíduos junto de estradas e em caminhos florestais, como ainda sucede, mas em menor escala, reconheceu Luís Lopes.

“Nota-se uma diminuição da deposição indevida destes resíduos”, afirmou.

Dados da câmara indicam que em 2021 foram recolhidas 1.430,69 toneladas de monstros, número que desceu para 1.196,12 toneladas no ano seguinte.