Saúde

Colheitas de sangue nos dias 4 e 12 de Dezembro em Pombal

1 dez 2021 18:20

Iniciativa irá decorrer em Outeiro da Rainha, na freguesia de Vermoil

colheitas-de-sangue-nos-dias-4-e-12-de-dezembro-em-pombal
Colheitas terão lugar em Vermoil, concelho de Pombal
DR

A ADSOR – Associação de Dadores de Sangue de Outeiro da Ranha, na freguesia de Vermoil, vai promover, com o apoio do Município de Pombal, duas colheitas de sangue, nos dias 4 e 12 de Dezembro, que ficarão a cargo do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

"Fundada há mais de quatro décadas, a ADSOR tem por objectivo desenvolver a solidariedade social e humanitária dentro do campo da dádiva benévola de sangue, bem como a promoção, divulgação e sensibilização da comunidade para o gesto altruísta da dádiva de sangue, a fim de suprir as carências emergentes de componentes sanguíneos", explica o município em comunicado.

"Apesar de o ano de 2020 ter ficado marcado pelo contexto de pandemia, a ADSOR não suspendeu a sua atividade, tendo, pelo contrário, duplicado o número de sessões de colheitas inicialmente  previstas, em formato mais condicionado, adequado às circunstâncias", recorda a autarquia.

"Nas 12 sessões realizadas, foram efectuadas 701 colheitas, tendo registado a inscrição de 127 novos dadores. A associação estabeleceu um protocolo de colaboração com o Serviço de Sangue e Medicina  Transfusional do CHUC com vista à criação, já em 2021, de um Posto Fixo de Colheita, funcionando no  primeiro sábado de cada mês do ano, além das habituais sessões de colheita aos domingos", prossegue a mesma fonte.

Para ser potencial dador de sangue, o interessado terá de sentir-se com saúde e ter hábitos de vida saudáveis e responder com sinceridade às questões que lhe forem feitas pela equipa médica. Precisa de ter pelo menos 50 quilos, idade igual ou superior a 18 anos e ser saudável.