Sociedade

Colector faz descarga e deixa rio Lis de negro junto ao estádio

16 jul 2021 16:55

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento estão a realizar vídeo-inspecções nas condutas para tentar identificar origem da descarga

Maria Anabela Silva

Clique em cima e veja o vídeo

Uma descarga proveniente de um colector próximo do açude do Arrabalde, nas imediações do estádio de Leiria, deixou, nos últimos dias, o rio Lis nessa zona com a água com tom acastanhado e um cheiro “nauseabundo” a esgoto.

Esta sexta-feira, a situação já apresenta melhorias. 

A câmara adianta ao JORNAL DE LEIRIA que o Serviço Municipal de Vigilância Ambiental “tomou conhecimento da ocorrência de uma descarga para o rio Lis, com proveniência de um colector próximo do Açude do Arrabalde, no passado dia 14 de Julho”. 

Na sequência do sucedido, o serviço mobilizou a sua equipa para o local, tendo sido “activada a colaboração dos SMAS [Serviços Municipalizados de Água e Saneamento]  de Leiria e da Brigada de Protecção Ambiental da Polícia de Segurança Pública, no sentido de apurar a origem e/ou a autoria da descarga e de sanar a situação”.

Segundo a Câmara, na quarta-feira e ontem “foram inspeccionadas diversas caixas e condutas para identificar a proveniência do efluente”.

“À data de hoje, estão a ser realizadas pelos SMAS de Leiria vídeo-inspecções das condutas na área que foi circunscrita como a eventual origem desta descarga”, acrescenta o esclarecimento da autarquia.