Saúde

Clínica Médica de Implantologia abriu novo espaço em Leiria

24 mar 2023 11:10

Espaço vocacionado para a odontopediatria, implantologia e em cuidados dentários para quem tem fobia de dentistas

clinica-medica-de-implantologia-abriu-novo-espaco-em-leiria
João Pedro Almeida, responsável pela CMI
Fotografia: Jacinto Silva Duro
Jacinto Silva Duro

A Clínica Médica de Implantologia (CMI) inaugurou, no dia 11 de Março, novas instalações em Leiria, na zona do Planalto.

A criação deste espaço, explica João Pedro Almeida, responsável pela CMI, aconteceu por “necessidade de crescimento e de adequação de condições”.

Anteriormente, a clínica estava localizada na Torre Brasil, no centro da cidade.

"É um sonho que tenho desde sempre, que partilhei com algumas pessoas da minha equipa e que foi construído por todos”, conta, realçando a preocupação ambiental na concepção arquitectónica, que resultou numa estrutura que faz uso da madeira na sua constituição.

Criada de raiz, desenhada, em função das necessidades e da ergonomia de “uma clínica moderna”, alberga 18 pessoas, entre clínicos e pessoal de apoio.

A equipa é multidisciplinar com vários profissionais que abarcam áreas específicas da higiene oral, da medicina e da estética dentárias.

A especialização da CMI é a implantologia.

"Faço implantes há 25 anos e o meu nível de experiência, somado ao dos meus colegas resulta em várias décadas de conhecimento. A nossa maior diferenciação é na reabilitação oral com implantologia. Acredito que seremos a clínica com mais diferenciação e experiência na zona de Leiria”, adianta o responsável.

A clínica também se especializa na área da odontopediatria, trabalhando com sedação com gás ou endovenosa, numa colaboração com um anestesista do Hospital Pediátrico de Coimbra.

“No caso de adultos, temos experiência com pessoas com fobia de dentistas. Recebemos pacientes que vêm de outras clínicas, por termos um serviço de sedação com anestesista e também trabalhamos com anestesia geral”, adianta João Pedro Almeida.

O novo edifício está dividido em duas alas, uma destinada à parte clínica e outra à formação e área administrativa.

“Quando o arquitecto começou a idealizar a nova CMI, fui ajudando com as minhas ideias, para que ficasse o mais próximo possível daquilo que idealizo”, refere o médico-dentista.

Em 1993, acabado de sair da faculdade, João Pedro Almeida abriu a primeira clínica, em regime de sociedade, na Marinha Grande.

Dois anos depois, mudou-se para um novo espaço em Leiria, ainda com a designação inicial, Alexandre & Almeida.

"A CMI, como marca, apareceu mais tarde, mas, no fundo, é uma continuação. Faz, este ano, três décadas que trabalho na área."

Esta é ainda a única clínica do distrito de Leiria que pertence à BQDC - Best Quality Dental Center, organização resultante da associação de cerca de 75 outras clínicas na Península Ibérica, 60 em Espanha e 15 em Portugal.

Para fazer parte, é necessário receber um convite e depois passar por um processo de avaliação da qualidade, da ética, da formação contínua e da preocupação ambiental.

“É-se auditado pela sede, que é em Espanha, para depois se ser sujeito a votação, dentro da associação. O voto de entrada tem de ser unânime", resume o responsável pela CMI.