Desporto

Clássica Aldeias do Xisto passa por Pedrógão Grande e Castanheira de Pera

12 abr 2023 09:45

A prova de ciclismo, que determinará o vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, é uma das mais exigentes do calendário velocipédico português e conta com 150 quilómetros

classica-aldeias-do-xisto-passa-por-pedrogao-grande-e-castanheira-de-pera
Prova decorre no próximo domingo, dia 16 de Abril
DR

O ciclismo de estrada está de regresso às paisagens das Aldeias do Xisto no domingo, dia 16 de Abril, com a 6.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, a única prova oficial de competição que começa e acaba numa aldeia, e que determina o vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa.

Este ano, o percurso liga as Aldeias do Xisto do Mosteiro, no concelho de Pedrógão Grande, e Aigra Nova, no concelho de Góis. O acolhimento aos atletas e secretariado técnico decorre no concelho de Castanheira de Pera.

Participam na prova 17 equipas profissionais, num total de 120 atletas, que percorrem cerca de 150 quilómetros.

O terreno íngreme da região vai conduzir o pelotão do Zêzere à serra da Lousã, passando também nas proximidades das aldeias de Pedrogão Pequeno, Álvaro, Candal, Cerdeira, Chiqueiro, Casal Novo, Talasnal e Comareira.

A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria. Pelo caminho, há mais duas subidas pontuáveis: na Portela do Fojo (km 64,2) e em Castanheira de Pera (km 112,5).

A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projecto Cyclin'Portugal, que afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador.