Sociedade

Cinco municípios do Pinhal Interior de Leiria recebem investimento

20 set 2019 00:00

Aprovados 1,7 milhões de euros para região Centro

cinco-municipios-do-pinhal-interior-de-leiria-recebem-investimento-10685

A Portugal Inovação Social aprovou 17 projectos no âmbito do concurso Parcerias para o Impacto, dirigido em exclusivo à região do Pinhal Interior para promover a sua revitalização, na sequência dos incêndios de 2017.

Num total de 1,7 milhões de euros, os projectos aprovados distribuem- -se pelas áreas da Educação, Emprego, Inclusão Social, Protecção Social e Saúde e vão ser implementados nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, Arganil, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, Mação, no distrito de Santarém, e Oleiros, no distrito de Castelo Branco, sendo que 12 municípios co-investiram montantes próprios.

Entre os 17 projectos finalistas destacam- se dois que procuram “atenuar a precariedade económica e social do Pinhal Interior directamente causada pelos incêndios de 2017”.

O projecto Elos com Futuro, da Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos, irá implementar uma acção de apoio ao luto envolvendo 417 destinatários dos municípios de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrogão Grande.

Esta iniciativa pretende “apoiar a pessoa em luto não só na perspectiva pessoal como na perspectiva de capacitar mais de 160 pessoas para o apoio ao luto, entre colaboradores das instituições parceiras e pessoas em luto, através de acções específicas”, refere uma nota de imprensa da Portugal Inovação Social.

O projecto Abrigo e Horta, promovido pela Associação Causa – Unidos por uma casa, irá apoiar os agricultores de Arganil, Castanheira de Pera e Oleiros a retomar a sua actividade económica, e principal fonte de subsistência, através da construção de 53 abrigos e hortas. Ambos os projectos estarão vigentes ao longo de três anos.

1,7
A dotação inicial de 1 milhão de euros do concurso foi ultrapassada, tendo sido destinados a estes projectos 1,7 milhões de euros de financiamento proveniente do Fundo Social Europeu, a que se somam 700 mil euros de investimento social, mobilizado através das 61 parcerias firmadas totalizando 2,4 milhões de euros de investimento total