Sociedade

Ciclovia vai ligar Batalha e Fátima

22 set 2020 12:20

Municípios da Batalha e de Ourém apresentaram uma candidatura conjunta para a criação de ciclovia com cerca de sete quilómetros.

ciclovia-vai-ligar-batalha-e-fatima
Nova ciclovia terá cerca de sete quilómetros e custará perto de 500 mil euros
Ricardo Graça

Os municípios da Batalha e de Ourém apresentaram uma candidatura conjunta ao programa Portugal Ciclável 2030, com vista à criação de uma ciclovia, interligando as localidades de São Mamede e de Fátima.

Com cerca de sete quilómetros de extensão, a nova ciclovia representará um investimento na ordem dos 500 mil euros.

O objectivo, explica uma nota de imprensa da Câmara da Batalha, é promover junto das populações “práticas de mobilidade activa ciclável com vantagens inequívocas para a saúde, para a economia e para o ambiente”.

Este é um dos vários projectos que o Município da Batalha está a implementar na área da mobilidade para todos e da sustentabilidade ambiental. Ainda este ano, a Autarquia avançará com a criação de um novo interface multimodal, composto por uma paragem de autocarros e sistema de bike sharing (partilha de bicicletas), e a instalação de diversos pontos de recarga de veículos eléctrico, três dos quais já colocados.

A construção, extensão e melhoria de ciclovias e de vias pedonais já existentes no concelho é outra das apostas do Município da Batalha.

Citado por aquele comunicado, Paulo Batista Santos, presidente da Câmara, frisa que “as questões da neutralidade carbónica e a aposta na mobilidade zero emissões, constituem alguns dos grandes desafios da sociedade que não podemos adiar, atendendo às alterações climáticas”.

Recentemente, a Câmara de Ourém anunciou também a criação da primeira ciclovia na cidade sede de concelho, no âmbito da empreitada da  requalificação das Ruas Dr. Francisco Sá Carneiro e Dr. Neves Eliseu (junto ao cine-teatro) e artérias envolventes.O projecto contempla também a criação de uma zona para carregamento de carros eléctricos.