Sociedade

Chícharo volta a ser rei em Santa Catarina da Serra

15 nov 2023 20:00

Gastronomia, artesanato, exposições, desporto, música e automóveis clássicos não vão faltar na 17.ª edição do Festival Gastronómico e Cultural O Chícharo da Serra, que se realiza entre amanhã e domingo

chicharo-volta-a-ser-rei-em-santa-catarina-da-serra
‘Chícharos com Bacalhau’ é um dos pratos em destaque no festival
DR

Gastronomia, artesanato, exposições, desporto, música e automóveis clássicos. Tudo isto uma vez mais em destaque no Festival Gastronómico e Cultural O Chícharo da Serra, que cumpre este ano a sua 17.ª edição. Caracterizado como o “maior festival de Inverno da zona Centro”, o evento acontece entre amanhã e domingo, dias 16 e 20 de Novembro, no Complexo Desportivo da União Desportiva da Serra.

Como não poderia deixar de ser, o chícharo será o rei da festa, e na tenda dedicada à gastronomia, com 1.000 metros quadrados, será possível encontrar os mais diversos pratos confeccionados pelas cinco associações da freguesia que este ano participam no evento: Associação para o Desenvolvimento Social da Loureira, Agrupamento 1211 Santa Catarina da Serra, União Desportiva da Serra, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários dos Cardosos e Associação de Promoção Social de Chainça.

O destaque vai para o tradicional prato de ‘Chícharos com Bacalhau’, regado com azeite, sendo ainda possível saborear a leguminosa com javali, coelho, lebre, entre outros pratos tradicionais, assim como doces de chícharo e iguarias tradicionais. À semelhança de anteriores edições, será novamente lançado o desafio às associações locais para inovarem com este ingrediente e apresentarem pratos novos e diferenciados.

A organização estima que sejam consumidas três toneladas de chícharos e duas toneladas e meia de bacalhau. “Geralmente olhamos sempre para os números dos anos anteriores, e acreditamos que este ano estará dentro dessa média. Até porque não nos podemos esquecer que vivemos um período difícil em termos económicos”, refere Edgar Neves, presidente da ForSerra - Associação Desenvolvimento e Gestão do Património de Santa Catarina da Serra, promotora do festival, visitado anualmente por cerca de 25 mil pessoas.

Em crescente evolução ano após ano, as ‘Noites do Chícharo’ são hoje uma das vertentes mais fortes do festival. O programa distribui-se ao longo de quatro noites, com um painel musical diversificado, que conquista várias faixas etárias.

“O objectivo é atrair os jovens e mantê-los ligados ao associativismo. Muitos dos que estão envolvidos no festival são ‘filhos do chícharo’. Quando o festival aconteceu pela primeira vez, eu tinha 20 anos, por exemplo. E são as ‘Noites do Chícharo’ que ajudam a cativar os mais jovens e a fazer com que estes ‘filhos do chícharo’ se vão integrando no associativismo. Para nós, isso é muito importante”, afirma Edgar Neves, sublinhando a missão de “reunir, ao longo de cinco dias, vários públicos”.

No que respeita ao cartaz deste ano, no dia 16 (quinta-feira), sobem ao palco do festival Pharol e DJ Saint, sendo que no dia 17 (sexta- -feira) actuam Dillaz, Xtinto, Ziko + Picadrums e Strangers. No dia 18 (sábado), é a vez de Maninho, Fogo Fogo, DJ Martim Rola, Nintendo Nada e DJ Tiago Cruz animarem o público das ‘Noites do Chícharo’. Por fim, no dia 19 (domingo), tem lugar as actuações de Katedral Music e Fokaenergie.

O palco secundário contará com animação de grupos populares, organistas e showcookings.

Protagonistas do festival são também o artesanato e exposições, onde os visitantes podem conhecer o artesanato local e regional, assim como apresentações de empresas locais das mais diversas áreas de negócio, num pavilhão com cerca de 30 stands.

Mas não é só de gastronomia, música, artesanato e exposições que se faz este festival. Para os atletas ou amantes de uma caminhada pela natureza, o desporto é também um dos elementos do festival, através do ‘O Chícharo Desportivo - Caminhada e CrossTrail’. A actividade realiza-se no domingo, dia 19, a partir das 9 horas, com o objectivo de promover a prática de exercício físico para uma vida saudável e o convívio entre os participantes, percorrendo os trilhos de Santa Catarina da Serra. Trata-se de um evento sem cronometragem ou classificação, destinado a todos os que queiram participar, atletas e não atletas.

A actividade conta com uma caminhada de 10km, um crosstrail curto, de 15km, e um crosstrail longo, de 25km. O local de partida e de chegada é o Complexo Desportivo da União Desportiva da Serra.

Ainda de âmbito desportivo, tem também lugar um torneio de padel, entre os dias 16 e 19, no Cork Padel Arena.

Lançado como uma novidade no ano passado, o ‘Chícharo KIDS’, um espaço dedicado aos mais novos, está de regresso com espectáculos no sábado, dia 18.

Como é já tradição, o programa inclui também uma concentração de automóveis clássicos, no dia 18, a partir das 13 horas, em parceria com o Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra.

Segredo é o “envolvimento da comunidade”

“Vamos na 17.ª edição e se continua a acontecer é porque tem qualidade, sustentabilidade económica e adesão dos visitantes, e continua a ter os voluntários que se dedicam a trabalhar de forma completamente gratuita”, salienta o presidente da ForSerra.

Segundo Edgar Neves, existe um “movimento muito grande em torno do festival”, que se consegue “com os apoios de todas as entidades”, mas sobretudo “com a comunidade que se envolve”. “Arriscava dizer, e não devo falhar muito, que 10% da população da freguesia está ali a trabalhar naqueles dias”, revela o responsável, enaltecendo o trabalho dos cerca de 400 voluntários.

Sobre o futuro do festival, reconhece existir uma “limitação em termos de espaço para um maior crescimento”, ainda que a construção do pavilhão no complexo desportivo, cuja inauguração está prevista para o próximo ano, “abre uma janela de oportunidade, para progredir”.