Economia

Chegou aos supermercados pão de medronho de investigador do Politécnico de Leiria

29 mai 2022 10:20

Empresa Medronho & Canela celebrou parceria com a Sonae MC, dona do Continente

chegou-aos-supermercados-pao-de-medronho-de-investigador-do-politecnico-de-leiria
Novas formulações do pão de medronho deverão também ser desenvolvidas
DR

O pão de medronho desenvolvido pela empresa Medronho & Canela – Inovação Alimentar e Nutricional, uma spin off do Politécnico de Leiria, acaba de chegar ao mercado nacional, fruto de uma parceria celebrada entre aquela empresa e a Sonae MC.

Numa primeira fase, o pão de medronho, da autoria de Rui Lopes, docente e investigador do CiTechCare do Politécnico de Leiria, está a ser comercializado nas lojas Continente, em Portugal Continental, pretendendo-se que chegue, em breve, às 327 lojas da insígnia, incluindo as dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

“As diligências para alavancar a comercialização do Pão de Medronho para o mercado nacional começaram em 2020, através de contactos com a Sonae MC”, explica Rui Lopes, citado numa nota à imprensa do Politécnico de Leiria.

“O processo foi longo, mas profícuo, permitindo amadurecer e aprofundar o conhecimento das duas entidades e construir, de forma sólida, a relação que queremos projectar para o futuro, não só com o pão de medronho, mas também com outros produtos que incorporam o fruto, nos quais já estamos a trabalhar”, acrescenta o sócio-gerente da Medronho & Canela.

A expectativa é serem atingidas vendas de 350 mil unidades por ano.

“Estamos a falar de um pão cujas características, em termos de preço e posicionamento em prateleira, estão ao nível de outros pães que apresentam esta performance de vendas”, diz o investigador.

“Mas também porque é um pão com quatro características nutricionais muito valorizadas pelos consumidores: fonte de proteína, fonte de fibra, sem aditivos e com elevado teor antioxidante. É um produto que se posiciona na linha Saúde, permitindo-nos acreditar que as vendas poderão ser muito boas”, refere Rui Lopes.

“No Continente estamos sempre à procura de produtos novos, que surpreendam os consumidores. No caso deste pão de medronho, não só o factor novidade é muito relevante, como o facto de ser nacional e apresentar características nutricionais interessantes o tornam ainda mais apetecível para o cliente”, afirma Nuno Vital, director comercial da MC.

O pão de medronho é um pão “rústico e inovador”, com todos os componentes do medronho.

Começou a ser desenvolvido em 2010, tendo sido formuladas, durante cinco anos, dezenas de fichas técnicas até encontrar uma fórmula com viabilidade de mercado.

Após mais cinco anos de testes, formulações e ensaios, com diferentes tecnologias e indústrias de transformação alimentar, o pão de medronho “garante cerca de 19% de actividade antioxidante, duas alegações nutricionais, a saber, fonte de proteína e fonte de fibra, a presença de vitaminas de vários complexos, todos os minerais do medronho, compostos orgânicos voláteis, entre outros, com várias vantagens nutricionais”, lê-se na nota do Politécnico.

“Uma das ambições do nosso projecto é, em breve, começarmos a trabalhar noutras formulações do pão de medronho, que tragam outros benefícios nutricionais, e que ajudem a melhorar o estado nutricional e de saúde dos consumidores”, aponta Rui Lopes.

“A parceria que agora celebramos abre portas para que, a médio prazo, possamos desenvolver, em conjunto com a Sonae MC, outros produtos que incorporem medronho”, adianta.

“A expectativa é, até ao final deste ano, termos pelo menos mais dois produtos na grande distribuição. Estamos a desenvolver produtos diferenciadores com uma matéria-prima que, até ao momento, não era utilizada na indústria alimentar. A incorporação de medronho em várias matrizes alimentares, acrescenta valor nutricional aos produtos que estamos a desenvolver”, diz ainda Rui Lopes.

“Este é mais um caso de enorme sucesso que traduz, de forma perfeita, a identidade estratégica do Politécnico de Leiria, uma instituição de ensino superior público sem muros, que coloca o conhecimento ao serviço da sociedade”, afirma o presidente da instituição, citado na mesma nota de imprensa.

“Temos um diplomado nosso que foi resiliente, investiu no conhecimento, foi suportado pelos nossos professores, investigadores, dois centros de investigação e duas escolas superiores e, agora, vê esse investimento reconhecido pelo sucesso da spin off do Politécnico de Leiria Medronho & Canela – Inovação Alimentar e Nutricional, fazendo chegar o pão de medronho de Norte a Sul do país”, acrescenta Rui Pedrosa.