Sociedade

Chega censura incompetência do Governo face aos problemas das urgências de Leiria

19 out 2022 14:13

Deputado na Assembleia Municipal defende que "interesse" de Leiria  "deve imperar sempre sobre quaisquer interesses ou cores políticas"

chega-censura-incompetencia-do-governo-face-aos-problemas-das-urgencias-de-leiria

O deputado do CHEGA na Assembleia Municipal de Leiria, Hugo Morgado, refere hoje em comunicado que o partido "não pode deixar de censurar a incompetência do Governo e a passividade do executivo municipal, na resolução dos graves problemas que afectam o hospital de Leiria", em particular, os serviços de urgência, "que por diversas ocasiões têm encerrado".

O documento refere que o encerramento se deve "ora por falta de camas, ora por falta de profissionais de saúde, ou, as mais das vezes, por ambas as razões". "Se as razões para tal são muitas, e se as desculpas ainda mais, aqueles que mais sofrem são sempre os mesmos: a população do concelho e distrito de Leiria, que, muitas vezes por falta de resposta dos
cuidados primários de saúde, se deslocam às urgências do hospital de Leiria deparando-se com
esses serviços encerrados ou com sérios constrangimentos".

Para o Chega, também "sofrem os profissionais de saúde, que, inclusive, à custa da sua própria saúde física e mental, não se poupam a esforços para de alguma forma colmatar as falhas existentes naqueles serviços".

"Estes problemas não são novos, atravessam vários governos e vários executivos municipais. Antigas e gastas são também as desculpas e o sucessivo sacudir de responsabilidades. Ao Governo exigem-se soluções, e ao executivo municipal uma tomada de posição forte e assumida de reivindicação junto daquele para resolução destes problemas. Certo é que, aqui
chegados e com uma maioria absoluta de ambas as partes, não temos nem uma coisa, nem outra", refere ainda o comunicado.

Hugo Morgado acrescenta que o "interesse" de Leiria  "deve imperar sempre sobre quaisquer interesses ou cores políticas".

Afirmando que a época de férias terminou, assim como a pandemia, o deputado alerta para a chegada do Inverno, "uma época por natureza associada a uma procura habitualmente intensa das urgências hospitalares", "sem os leirienses saberem, o que diferente está a ser feito no hospital de Leiria, para evitar que esses constrangimentos e encerramentos dos serviços
de urgências não se voltem a repetir ou até mesmo a agravar". 

Tal como o fez na última Assembleia Municipal, Hugo Morgado volta a desafiar o executivo a chamar o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria àquele órgão para "tranquilizar os leirienses quanto ao que de diferente está a ser feito, para que na época do ano que se aproxima, os serviços de urgência de Leiria se mantenham ininterruptamente em funcionamento e consigam dar uma resposta digna".