Saúde

Chefias aplaudem continuidade de Helder Roque no CHL

2 fev 2017 00:00

Pressão interna e externa fez presidente recuar na decisão de saída

chefias-aplaudem-continuidade-de-helder-roque-no-chl-5844

Saio. Não saio. Helder Roque vai continuar à frente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), depois de ter anunciado a sua saída às chefias em Novembro.

O líder do CHL não resistiu às pressões que foi sofrendo ao longo destes meses, não só através de emails e mensagens escritas dos colaboradores do hospital, mas também da sociedade civil, política e empresarial, que se mobilizou para convencer Helder Roque a não abandonar o projecto que iniciou há cerca de nove anos.

Na terça-feira, Helder Roque reuniu as chefias do CHL e comunicou- -lhes que o ministro da Saúde o tinha reconduzido e que ele tinha aceitado ficar mais três anos. Além da pressão de que foi alvo, a decisão terá também sido determinada por algumas promessas da tutela de melhorar as condições do CHL.

Aos colaboradores, o responsável lembrou o investimento que tem sido feito, a falta de recursos humanos, assim como a elevada dívida que o Serviço Nacional de Saúde tem para com o hospital.

Humanização continua a ser uma das palavras chave, assim como o trabalho de equipa. Helder Roque reconheceu que fazer do CHL uma referência na região só tem sido possível graças ao empenho e envolvimento de toda a equipa que integra o CHL.

Foi com uma enorme ovação que as chefias do CHL receberam a notícia da continuidade do presidente do CA. O director de Serviço de Cardiologia, João Morais, confessa ao JORNAL DE LEIRIA que o CHL viveu três meses “com muita apreensão”, depois do anúncio de saída de Helder Roque.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo