Economia

Cereais e rações estão 40% mais caros desde o início da guerra

23 mai 2022 09:00

Produtores de animais alertam para risco de falências devido às dificuldades que enfrentam

cereais-e-racoes-estao-40percent-mais-caros-desde-o-inicio-da-guerra
Alguns cereais já duplicaram de preço
DR
Raquel de Sousa Silva

O acesso às matérias primas necessárias para o fabrico de rações não tem sido problemático, mas o constante aumento dos preços é uma realidade com que os produtores têm de lidar.

A guerra na Ucrânia “está a ter um forte impacto no sector primário”, com os preços dos cereais a subir sucessivamente, devido ao aumento dos custos dos factores de produção, mas também à especulação, acredita Amália Duarte.

A administradora da Aviliz, grupo de Leiria que cria suínos, bovinos e aves, e produz rações, para consumo próprio e para exportar, nomeadamente para os PALOP, diz que os preços dos cereais subiram entre 30 a 40% desde o início da guerra.

Um cenário “muito complicado”, que terá impactos também para o consumidor, que irá pagar as carnes e as farinhas mais caras, aponta.

“Dificuldade de abastecimento de cereais não há, os preços é que são uma fortuna”, refere Uziel Carvalho, produtor de leite de Monte Redondo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ