Sociedade

Cerca de 500 cremações no primeiro ano de funcionamento do crematório

23 mar 2020 09:00

A funcionar há um ano, o crematório de Leiria já efectuou perto de 500 actos, mas a tendência é para aumentar. A capital de distrito regista 34% do total de cremações.

cerca-de-500-cremacoes-no-primeiro-ano-de-funcionamento-do-crematorio
Maria Anabela Silva

No primeiro ano de actividade, completado esta quarta-feira, o crematório de Leiria efectou perto de 500 serviços. Um número aquém das estimativas iniciais da Servilusa - a empresa que construiu e que tem a concessão do espaço por um período de 20 anos -, que apontavam para perto de 900 cremações, mas a tendência é para crescer.

“A taxa de utilização do crematório nos primeiros dois meses de 2020 é o dobro face [à média mensal] do ano de 2019. A t opção pela cremação em função dos funerais tem crescido significativamente”, adianta Paulo Carreira, director-geral de negócio da Servilusa, frisando que este aumento em Leiria “é expectável”. Por um lado, acompanha a tendência nacional de crescimento das cremações, e por outro, é consequência do “maior conhecimento desta opção” na região.

Fazendo um balanço “positivo” do primeiro ano de funcionamento deste crematório, o representante da Servilusa considera que a tendência registada em Leiria “é um processo natural, em função do histórico de outros locais” onde foi instalado um equipamento desta natureza. “O crescimento inicial foi mais lento derivado da dificuldade de a informação chegar à população. Evidentemente as funerárias assumem um papel importante, na medida que são os primeiros que podem informar a família sobre esta nova opção”, refere Paulo Carreira.

Representando um investimento a rondar um milhão de euros, o crematório de Leiria serve preferencialmente os dez concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Por

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ