Saúde

Centros de saúde de Ourém, Nazaré e Bombarral com horários alargados

29 nov 2022 15:00

ACeS do Pinhal Litoral não foi, para já, incluído, mas aumentou "em 60% a oferta de consultas de doenças agudas", mantendo o horário normal de funcionamento.

centros-de-saude-de-ourem-nazare-e-bombarral-com-horarios-alargados
Aumento da capacidade de resposta nos centros de saúde pretende aliviar pressão dos hospitais
Ricardo Graça

Os centros de saúde do Bombarral, Nazaré e Ourém estão incluídos na lista de unidades de cuidados primários a funcionar com horários de atendimento alargado nos dias úteis e complementar aos fins-de-semana e feriados.

A medida implementada pelo Ministério da Saúde para diminuir a pressão sobre as urgências hospitalares deixa de fora, para já, as unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Pinhal Litoral que abrange os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, apesar dos constrangimentos que têm sido registados no Hospital de Santo André.

Ao que o JORNAL DE LEIRIA apurou, apesar de não ter unidades a funcionar em horário alargado, o ACeS do Pinhal Litoral aumentou "em 60% a oferta de consultas de doenças agudas", mantendo o mesmo período de funcionamento. O Plano de Contingência de Saúde Sazonal deste ACeS prevê ainda que, em função da situação epidemiológica, haja um reforço das equipas e o aumento de horário.

O documento propõe ainda a operacionalização de um protocolo com o Centro Hospitalar de Leiria para encaminhamento de utentes triados como azul ou verde para os cuidados de saúde de primários, uma medida que "tem como condição necessária a acomodação prévia da capacidade de resposta" dessas unidades.

De acordo com informação disponibilizada, esta terça-feira, no portal do SNS, o centro de saúde de Ourém passa a funcionar das 9 às 19 horas aos sábados, domingos e feriados. No caso da Nazaré, nesses dias a unidade estará a aberta das 14 às 24 horas, enquanto nos dias úteis o horário alargado foi fixado entre as 20 às 24 horas. No Bombarral, o centro de saúde funciona das 9 às 13 horas aos sábados, domingos e feriados.

Em comunicado, o Ministério da Saúde explica que o alargamento de horários visa disponibilizar uma "resposta de proximidade à comunidade em situações de saúde não emergente". É também uma forma de responder à maior procura da população nos meses de Outono e Inverno e diminuir a afluência aos serviços de urgência em situações não emergentes, salienta a tutela.

A lista de unidades (consultar em medidas prioritárias - medidas para o Cidadão/Comunidade) com horário alargado vai sendo actualizada e pode ser consultada no portal do SNS na área dedicada ao plano de inverno. A ideia é que as pessoas tenham um acesso à informação de que serviços de saúde estão abertos e possam acorrer a esses locais, evitando a sobrelotação das urgências hospitalares.