Saúde

Centro Hospitalar do Oeste ganha Equipa Comunitária de Saúde Mental

11 jan 2023 15:34

Estas equipas baseiam-se no modelo de abordagem sistémico das pessoas com doença mental

centro-hospitalar-do-oeste-ganha-equipa-comunitaria-de-saude-mental
Equipa comunitária vai servir as populações do Oeste
Ricardo Graça/Arquivo

O Centro Hospitalar do Oeste dispõe de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta (ECSM-PA) desde o início de Janeiro.

Sediada em Torres Vedras, a equipa foi constituída com o objectivo de aproximar os serviços de psiquiatria e saúde mental da população que acompanham, e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem, permitindo uma intervenção mais efectiva nos problemas de saúde mental, refere uma nota de imprensa.

Estas equipas baseiam-se no modelo de abordagem sistémico das pessoas com doença mental, devendo assegurar o tratamento na comunidade, contribuindo para a redução do estigma e discriminação, muitas vezes associados à doença mental.

Esta nova equipa multidisciplinar é constituída por um médico com a especialidade de psiquiatria (que coordena a equipa), dois enfermeiros, sendo um deles especialista em saúde mental e psiquiátrica, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um terapeuta ocupacional e um assistente técnico.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com excepção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo cerca de 292 mil habitantes.