Saúde

Centro Hospitalar de Leiria publica receitas "sem glúten” com dicas e receitas saudáveis para celíacos

15 out 2020 14:52

Iniciativa integra projecto “Hospital Amigo do Doente Celíaco” 

centro-hospitalar-de-leiria-publica-receitas-sem-gluten-com-dicas-e-receitas-saudaveis-para-celiacos
Receitas tiveram o contributo de utentes do Centro Hospitalar de Leiria
Anton@Unsplash

Um e-book intitulado Snacks saudáveis na doença celíaca, é a mais recente proposta da Comissão de Humanização do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) para retirar o glúten da alimentação diária de doentes celíacos.

Com diversas receitas ideais para pessoas com esta condição alimentar, esta iniciativa, que antecipa o Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16, integra o projecto Hospital Amigo do Doente Celíaco e visa garantir formação contínua a profissionais de saúde e à comunidade, procurando garantir que em todos os serviços de qualquer das unidades do CHL, o doente celíaco tenha à disposição alimentos aptos à sua condição, além de profissionais que entendem a sua patologia.

"Este projecto tem como principal objectivo promover a sensibilização para a doença celíaca e o combate ao estigma associado à não ingestão de glúten, muitas vezes relacionado com 'dietas da moda'", explica Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização do CHL.

A autora do e-book é Ângela Carvalho, nutricionista do CHL, refere que o livro possui "uma vertente muito prática, com conselhos para uma culinária sem glúten, com truques e dicas, e ainda uma série de receitas de lanches já testadas e gentilmente cedidas por utentes. São receitas para celíacos, mas não só".

Os principais obstáculos associados à alimentação celíaca são a recriação de receitas que tradicionalmente contêm glúten e a necessidade de prevenir a contaminação cruzada.

A doença celíaca, cada vez mais reconhecida pela população, é uma doença crónica cujo único tratamento é a retirada permanente do glúten.

A Comissão de Humanização do CHL lançou o projecto Hospital Amigo do Doente Celíaco em 2018, quando foi criado um grupo no Facebook, onde são partilhadas dúvidas e dicas pela comunidade celíaca e divulgados artigos científicos sobre o tema, por parte dos profissionais de saúde do CHL.

Já foram realizados encontros e oficinas práticas sobre a doença e os manipuladores de alimentos têm recebido formação sobre os procedimentos a realizar para evitar a contaminação cruzada, e a oferta alimentar sem glúten nas máquinas de venda automática nas unidades do CHL já foi diversificada.

"O grande objetivo para o próximo ano passa pela sensibilização nas escolas da região sobre esta temática, sendo o foco prioritário os estabelecimentos onde estejam já matriculadas crianças celíacas", anuncia Andreia Correia.