Sociedade

Centro Hospitalar de Leiria disponibiliza 20 mil euros para projectos propostos por trabalhadores

7 dez 2020 12:15

Terceira edição do Orçamento Partilhado com candidaturas abertas.

centro-hospitalar-de-leiria-disponibiliza-20-mil-euros-para-projectos-propostos-por-trabalhadores
Nas duas anteriores edições, venceram propostas apresentadas para o hospital de Leiria
Ricardo Graça

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Orçamento Partilhado do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), à qual foram afectos 20 mil euros destinados a concretizar projectos propostos pelos seus colaboradores.

O objectivo é incentivar “o espírito participativo e a intervenção activa” dos funcionários dos três hospitais que compõem o CHL (Alcobaça, Leiria e Pombal). Para tal, os colaboradores são desafiados a apresentar propostas, sendo depois executada a ideia mais votada. As candidaturas estão abertas até 12 de Fevereiro de 2021.

A iniciativa é promovida pelo Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Imagem do CHL e quer “envolver os colaboradores na apresentação e eleição de propostas que contribuam para a comunidade hospitalar”, podendo beneficiar profissionais, utentes, familiares, entre outros.

Os projectos candidatos podem incluir serviços, programas, formação, obras ou equipamentos, abranger diversas áreas ou públicos, “desde que acrescentem valor e o seu objectivo final seja o bem comum”, refere uma nota de imprensa do CHL.

Na primeira edição do Orçamento Partilhado, que decorreu em 2018, a proposta vencedora envolveu a instalação de um ginásio para os colaboradores no Hospital de Santo André, em Leiria. Na segunda edição, já este ano, ganhou o projecto que preconizava a colocação de portas automáticas no bloco operatório do mesmo hospital.

Naquela nota de imprensa, a instituição de saúde realça o facto de a iniciativa Nós também participamos – Orçamento partilhado do CHL ser a primeira do género nos hospitais portugueses e de pretender “dar voz aos colaboradores”, incentivando-os a participar activamente na tomada de decisões, “valorizando as suas ideias e contributos para a instituição”.

A iniciativa permite ainda “criar um importante brainstorming interno, colmatar lacunas e 'tirar da gaveta' muitas ideias interessantes, com benefícios para profissionais e utentes”.