Sociedade

Centro Hospitalar de Leiria aposta na redução de consumo de energia e de água

6 set 2022 16:06

Instalação de painéis fotovoltaicos e redução de gastos com climatização, iluminação, gás e água

centro-hospitalar-de-leiria-aposta-na-reducao-de-consumo-de-energia-e-de-agua
Unidades de saúde de Alcobaça, Leiria e Pombal abrangidas pelas medidas de poupança
Ricardo Graça/Arquivo

No âmbito do Plano de Redução de Consumo Energético e Hídrico, o Centro Hospitalar de Leiria vai adoptar uma redução de consumo de energia e de água nas suas unidades hospitalares de Alcobaça, Leiria e Pombal.

Segundo uma nota do CHL, através deste plano será realizada uma análise de consumos para avaliar o impacto das medidas, mensalmente.

Está prevista a adopção de medidas dirigidas aos utilizadores das unidades de saúde do centro hospitalar, nas áreas da iluminação, climatização, consumo de água e gás, havendo ainda a intenção de introduzir soluções para aproveitamento de energias renováveis.

O CHL pretende candidatar-se à instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo nas suas unidades e realizar uma campanha dirigida à comunidade, para sensibilização e consciencialização ambiental.

"Estas medidas que pretendemos implementar em todas as nossas unidades demonstram o esforço e empenho do CHL para fazer face a esta crise que vivemos quer a nível energético, como de escassez de água", refere Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

"O plano contempla medidas restritivas, com o objectivo de promover uma melhor utilização dos recursos, mas inclui também medidas estratégicas, que preveem, por exemplo, a instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, de forma a conseguirmos compensar o nível de consumo energético essencial para garantir o funcionamento dos nossos serviços sem condicionamentos e a prestação dos cuidados de saúde com a qualidade que se exige", resume o responsável.