Sociedade

Centro Hospital de Leiria investe 500 mil euros em unidade de ambulatório na Pediatria

25 mai 2021 11:04

Obras já estão a decorrer. Será a primeira alteração de fundo desde a abertura do Serviço de Pediatria no Hospital de Santo André, em 1995.

centro-hospital-de-leiria-investe-500-mil-euros-em-unidade-de-ambulatorio-na-pediatria
Nova unidade irá alargar e “tornar mais funcional” a resposta ambulatória da Pediatria
Ricardo Graça

Alargar e tornar a resposta ambulatória da Pediatria "mais funcional, para os doentes e para os profissionais”,  são os principais objectivos do investimento que está a ser feito na nova unidade de ambulatório do Serviço de Pediatria do Centro Hospital de Leiria (CHL).

As obras, que deverão prolongar-se até ao Outono, têm um custo estimado em quase meio milhão de euros.

É a primeira alteração de fundo do Serviço de Pediatria desde a abertura do Hospital de Santo André, em 1995”, sublinha Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado por um comunicado da instituição.

O dirigente falava durante a cerimónia comemorativa do 131.º aniversário do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira [HABLO], que decorreu esta segunda-feira, onde Licínio de Carvalho destacou os investimentos feitos, recentemente, nesta unidade, com a abertura de cuidados paliativos e o início de funcionamento de uma viatura de Suporte Imediato de Vida.

Na ocasião, o administrador manifestou-se ainda confiante que será possível avançar, ainda este ano, com a criação de uma unidade de convalescença no Hospital Distrital de Pombal.

Trata-se de um “projecto que reputamos de estratégico, que vai servir toda a nossa região, permitindo uma gestão mais racional do internamento do CHL, superior a 500 camas, e acelerar o processo reabilitador dos doentes no internamento, preparando-os para um regresso mais facilitado para o domicílio”, destacou Licínio de Carvalho.

Entretanto, o CHL iniciou, na semana passada, os trabalhos para a elaboração do seu novo plano estratégico, que irão decorrer nos próximos meses, abrindo “caminho para uma nova visão e para uma nova estratégia do Centro Hospitalar de Leiria nos próximos anos”.

As novidades foram anunciadas durante as comemorações do 131.º aniversário do hospital de Alcobaça, que contou uma palestra sobre a história do espaço, proferida por Jorge Pereira de Sampaio, académico na Academia Portuguesa da História. A data foi ainda assinalada com uma exposição de peças e artigos antigos e recentes existentes na unidade hospitalar, que “contam” um pouco da sua história.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, realçou o “salto qualitativo e de investimento” que o hospital teve nos últimos anos, nomeadamente deste a integração no CHL, consumada em 2013.

O autarca deixou ainda um repto ao presidente do Conselho de Administração do CHL. “Não se esqueça de Alcobaça, porque acho que estamos na casa certa, no encontro certo, independentemente de outros candidatos que possam surgir, esta é a nossa realidade que queremos continuar a investir. Um investimento no equipamento, um investimento nas pessoas para servir bem as nossas populações”, afirmou Paulo Inácio, citado num comunicado do CHL.