Sociedade

Centro Escolar de Alfeizerão foi inaugurado quarta-feira pela ministra da Coesão Territorial

12 jan 2024 09:17

Infra-estrutura está em pleno funcionamento desde 2023

centro-escolar-de-alfeizerao-foi-inaugurado-quarta-feira-pela-ministra-da-coesao-territorial
Ana Abrunhosa esteve presente na inauguração do estabelecimento
CMA

Foi oficialmente inaugurado quarta-feira o Centro Escolar de Alfeizerão, com a presença da ministra da Coesão Territorial, infra-estrutura que se encontra em funcionamento desde 2023.

“A nossa visão é garantir a coesão territorial através da igualdade de oportunidades de aprendizagem para as nossas crianças e jovens, de cada uma das freguesias, assegurando, para tal, as melhores condições para todos. Trabalhamos para que todo o concelho de Alcobaça fique servido das mais modernas infra-estruturas de ensino e de formação”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, na inauguração do centro.

A cerimónia contou com a presença de Ana Abrunhosa, que relembrou os 50 anos do 25 de Abril a propósito da "luta que todos os dias temos de travar pelos nossos direitos. Não há maior contributo para a liberdade do que a educação e o sentido de comunidade. É o que sinto hoje aqui em Alfeizerão; um verdadeiro espírito de comunidade. Espero que os vossos filhos saiam daqui crianças felizes e capazes de dar passos decisivos para o seu futuro e para a sua liberdade."

Em pleno funcionamento desde 2023, o Centro Escolar de Alfeizerão é uma infra-estrutura de ensino com mais de 9 mil metros quadrados de área requalificada, oito salas de aula, campo de jogos, pátio de recreio, biblioteca e capacidade para 192 alunos.

“Estamos a percorrer o caminho que devemos às nobres gentes desta freguesia histórica do nosso território” frisou Hermínio Rodrigues. O edil deixou um agradecimento à ministra da Coesão Territorial, considerando que tem manifestado “uma grande amizade para com os alcobacenses” e sublinhou a importância da entreajuda entre as famílias e os professores: “só trabalhando em conjunto conseguimos alcançar os melhores resultados em prol do desenvolvimento sustentado do nosso concelho. São todos vós que fazem a escola, a qual desempenha um papel único e insubstituível na vida das nossas crianças e dos nossos jovens de hoje, que serão os adultos de amanhã.”

Em nota de imprensa, a autarquia informa ainda que "o Centro Escolar de Alfeizerão é o quinto centro escolar construído no âmbito da Carta Educativa do Município de Alcobaça, juntando-se aos de Alcobaça, Benedita, Cela e Turquel".

"Também no âmbito deste documento estratégico, está a decorrer a obra de requalificação da escola Frei Estevão Martins e será brevemente iniciada a da EB2/3 de Pataias, o futuro Centro Escolar da União de Freguesias de Pataias e Martingança", adianta ainda.