Economia

Centro Biomarinho com maternidade de bivalves inaugurado na Nazaré 

14 abr 2021 19:48

Investimento de 2,2 milhões promovido pela empresa Oceano Fresco, que se dedica à investigação e produção e bivalves em aquacultura.

Ministro do Mar (à direita) presidiu à inauguração do centro biomarinho
Ministro do Mar (à direita) presidiu à inauguração do centro biomarinho
DR

O Centro Biomarinho, constituído por laboratórios e maternidade de bivalves, que a empresa Oceano Fresco instalou no Porto da Nazaré, foi inaugurado, esta terça-feira, numa cerimónia que contou com a presença do ministro do Mar e da secretária de Estado das Pescas.

Trata-se de um investimento global a ronda os 3,6 milhões de euros que pretende contribuir para “a produção sustentável de alimentos, produzindo sementes para pré-engorda de espécies autóctones, nomeadamente amêijoa boa e amêijoa macha”.

O centro irá concentra-se na investigação e produção de amêijoa europeia, em decréscimo no meio natural, devido à invasão da amêijoa-japónica e à acção do homem, propondo-se a “contribuir para alargar a cadeia de valor da aquacultura em Portugal”.

Citado por uma nota de imprensa da Câmara da Nazaré, Bernardo Carvalho, CEO da Oceano Fresco, expressou a convicção de que os bivalves são a solução para mudar a matriz alimentar do mundo”, passando a um “padrão sustentável”. 

Aquele CEO disse ainda a empresa tem “o forte desejo de crescimento, expandindo o Centro Biomarinho e criar um campus biomarinho e viveiros de engorda em mar aberto”.

Por lado, o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, destacou a componente tecnológica da unidade, onde trabalha já uma equipa constituída por 20 elementos, 10 dos quais doutoradas ou com mestrado. 

Nas palavras do governante, estamos perante um “centro de investimento e desenvolvimento, com uma equipa altamente graduada, um exemplo na introdução de doutorados na produção industrial e comercial”. 

Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, elogiou o investimento que coloca a Nazaré “na vanguarda da investigação e desenvolvimento no mercado da pesca em geral, e dos bivalves em particular”.

“Este é um projecto que se enquadra no que defendemos para o nosso território. Traz mais rendimento e mais e melhor emprego”, afirmou o autarca.

O presidente do Município lembrou que está a decorrer a quarta alteração ao PDM que visa criar “condições urbanísticas para a implantação de um negócio de engorda de linguado” que, tal como a unidade agora inaugurada, “vai criar emprego e afirmar a Nazaré”.