Economia

Centro 2020 ajudou a criar quase dez mil empregos

29 abr 2022 09:38

Apoiadas quatro mil empresas e centenas de equipamentos na região Centro

centro-2020-ajudou-a-criar-quase-dez-mil-empregos
Programa apoiou investimento empresarial e criação de emprego
Ricardo Graça/Arquivo

Até ao final do ano passado, o programa Centro 2020 apoiou o investimento empresarial de 3.999 empresas na região Centro, o que permitiu criar 9.421 postos de trabalho.

O balanço foi feito esta quinta-feira, altura em que o Relatório Anual de Execução de 2021 do programa Centro 2020 foi apresentado ao Comité de Acompanhamento.

Foi ainda destacado o apoio à colocação de 199 pessoas altamente qualificadas em ambiente empresarial, o apoio a 254 equipamentos escolares e a 87 equipamentos de saúde e o apoio a 6.156 estudantes nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), revela uma nota da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Foram também apontados alguns dos problemas sentidos no programa em 2021, como as “restrições na execução das empreitadas e em outros procedimentos de concurso, prolongando prazos e fazendo subir os preços-base”.

Também se verificou a quebra nas cadeias de distribuição a nível global, levando à falta de matérias-primas e produtos para incorporação na indústria; a suspensão de projectos empresariais “tendo em conta a incerteza sobre o futuro dos respectivos negócios (exemplo do sector do turismo)”.

A CCDRC refere ainda a “impossibilidade, devido à pandemia, de cumprir os programas de acção dos projectos imateriais, bem como projectos em rede e de capacitação institucional”.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, “apesar das dificuldades sentidas, 2021 foi o melhor ano de execução do programa, com um incremento de 20,3 pontos percentuais, ou seja, com 437 milhões de fundos aplicados”.

É destacada a importância de acelerar a execução do Centro 2020, tendo como meta ultrapassar os 82% de execução no final de 2022.

“Este desafio implica o empenho de todos, tendo a região o desafio de garantir a plena absorção dos fundos europeus disponíveis, numa fase em que temos pela frente o encerramento do Centro 2020, garantir um forte impulso no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o arranque do PT2030”.

A reunião do comité contou com a presença de representantes da Comissão Europeia, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, de organismos intermédios dos sistemas de incentivos, das Comunidades Intermunicipais, Grupos de Acção Local, IFRRU e o Banco de Fomento e de vários parceiros regionais como as associações empresariais, sindicatos, municípios, universidades e institutos politécnicos.