Sociedade

Celebrações presenciais regressam sábado na Basílica da Santíssima Trindade e no Recinto de Oração

25 mai 2020 11:38

As celebrações na Capelinha das Aparições também serão retomadas, com a reza do Terço às 12 e às 18:30 horas.

celebracoes-presenciais-regressam-sabado-na-basilica-da-santissima-trindade-e-no-recinto-de-oracao
Santuário de Fátima garante que serão cumpridas todas as regras da Direcção-Geral da Saúde
Ricardo Graça/Arquivo

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir do dia 30 de Maio, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas.

“Para garantir a participação do maior número de pessoas em segurança, no estrito cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde”, irá concentrar na Basílica da Santíssima Trindade a maioria das missas.

Neste local será realizado o programa oficial, de segunda a domingo, à exceção da missa das 11 horas que, ao fim-de-semana, até 26 de Outubro, será sempre celebrada no Recinto de Oração, informa ainda o Santuário.

Também ao domingo, a missa das 15 horas passará a ser celebrada no Recinto de Oração. Segundo o Santuário, a transferência das principais celebrações do programa oficial para a Basílica da Santíssima Trindade (de segunda a sexta) e para o Recinto de Oração “obedeceu a um critério de responsabilidade, que o Santuário tem vindo a adotar neste contexto de pandemia”.

O Santuário recorda que, antes de serem suspensas as celebrações comunitárias com a presença de peregrinos, no dia 14 de Março, foi adoptado um conjunto de medidas preventivas para evitar o contágio pela Covid-19.

“Esta mesma preocupação está presente na escolha dos espaços onde decorrerão as celebrações a partir de agora, nesta fase de desconfinamento inicial”, destaca o Santuário.

As celebrações na Capelinha das Aparições também serão retomadas, com a reza do Terço às 12 e às 18:30 horas.

As celebrações oficiais terminarão diariamente com o Terço às 21:30. Durante a semana será ainda celebrada na Capelinha das Aparições a Eucaristia das 12:30.

As missas que habitualmente decorriam durante a semana na Capelinha das Aparições em italiano, inglês e espanhol não irão ser celebradas, assim como a procissão do Santíssimo ao domingo.

Os espaços museológicos reabriram no dia 19 de maio. Dentro dos espaços fechados é obrigatório o uso de máscara e a prévia higienização das mãos.

Durante as celebrações, a máscara só deverá ser retirada no momento da comunhão que continuará a ser dada na mão, informa ainda o Santuário.

Os peregrinos deverão respeitar todas as indicações dos acolhedores, nomeadamente, nas filas para a comunhão e na ocupação dos lugares sentados, dentro dos espaços de culto e oração. As capelas da Reconciliação e da Adoração mantém os horários habituais, devendo os peregrinos observar todas as regras de distanciamento, etiqueta respiratória e higiene.

A Bênção dos Veículos, a partir do dia 31 de Maio, será feita semanalmente ao domingo no parque 12, ao lado do Centro Pastoral de Paulo VI, às 12:45 e 17 horas.