Sociedade

CEF conquista segundo prémio nacional em direitos humanos

9 jun 2016 00:00

Eliminando barreiras arquitectónicas nos diferentes trajectos, os alunos tornam a visita a Fátima mais inclusiva e acessível.

Somos Todos Iguais na Diferença, dos alunos do Centro de Estudos de Fátima, conquistou o segundo prémio nacional no concurso Escola Alerta, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação. Direitos humanos, igualdade de oportunidades e melhoria da qualidade de vida, “em particular das pessoas com deficiências ou incapacidade”, foram abordados por 15 alunos do CEF, que dividiram tarefas e realizaram um trabalho de campo, concretizando ideias e propostas exequíveis e inovadoras que apresentaram às autoridades do Santuário de Fátima, da Junta de Freguesia e da autarquia de Ourém para facilitar o acesso das pessoas, em geral, e, em particular, das que são portadoras de deficiência, ao santuário e zonas envolventes de culto religioso, refere o colégio em nota de imprensa.

A implementação da maqueta da igreja da Santíssima Trindade no recinto do Santuário e a construção de um percurso sensorial na Via Sacra, propostos neste projecto, permitirão atenuar algumas das desigualdades no acesso a esses espaços. Por exemplo, aos cegos será facilitada a percepção de realidades que lhes estavam de certa forma “vedadas”.

A concretização de medidas que assegurem os direitos das pessoas portadoras de deficiências tem um grande impacto na sociedade, pela melhoria da qualidade das suas vidas, e o tema do bom acolhimento dessas pessoas reveste-se da maior actualidade nos dias de hoje, também, ou sobretudo, no campo do turismo.

Eliminando barreiras arquitectónicas nos diferentes trajectos, os alunos tornam a visita a Fátima mais inclusiva e acessível.