Sociedade

CDU denuncia indignação de moradores com construção de supermercado na Nazaré

5 nov 2021 18:49

A fiscalização tem sido avisada para passar na obra e fiscalizar

cdu-denuncia-indignacao-de-moradores-com-construcao-de-supermercado-na-nazare
Redacção/Agência Lusa

As obras de construção de um supermercado, de uma cadeia alemã, na Nazaré, estão a indignar os moradores, denunciou a CDU pós receber queixas sobre o ruído de máquinas à noite e ao domingo.

De acordo com a CDU, “vários residentes na zona envolvente às obras onde funcionará o hipermercado Aldi têm partilhado as suas preocupações e, em muitos casos, a sua profunda indignação com a forma como, desde o início de agosto, têm decorrido as intervenções no local”.

Em comunicado, a coligação formada por PCP e PEV indica que os trabalhos na obra decorrem “de forma ininterrupta, das 8:00 às 20:00, sendo que, em vários dias, os trabalhos começam por volta das 7:00 e finalizam para lá das 21:00”, havendo até algumas semanas em que “nem ao domingo cessam as intervenções, negando o direito ao descanso dos moradores”.

Na lista das queixas reportadas pelos moradores a CDU inúmera “o imenso pó que recebem nas suas casas; as constantes limpezas que têm de fazer e do consequente aumento do seu consumo de água; o ruído constante; a vibração contínua produzida por geradores, máquinas de perfuração do solo e terraplanagem; martelos pneumáticos a trabalhar ao fim de semana; pingos da tinta utilizada na pintura das estruturas metálicas nas borrachas de vedação das janelas de casas e em viaturas e a falta de visibilidade no entroncamento da Rua Manuel Guimarães com a Av. de Badajoz, potenciando os riscos de acidentes”.

No comunicado, a CDU denuncia que a situação acontece sob “o olhar impávido da Câmara da Nazaré, que tem o dever de fiscalizar e atuar em conformidade perante os atropelos” decorrentes da obra “encostada a certas habitações” e a obstruir um passeio público, “inviabilizando a normal circulação dos moradores e o acesso a ecopontos e parques infantis, e, em certos casos, colocando em risco a própria segurança daqueles munícipes”.

Questionado pela agência Lusa, o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro (PS), afirmou não ter conhecimento de que a autarquia tenha recebido queixas de moradores e garantiu que a Câmara “tem alertado para várias questões da obra junta da empresa” responsável, a Ratisbona – Promoções e Construções Limitada.

O autarca acrescentou ainda que “a fiscalização tem sido avisada para passar na obra e fiscalizar” o andamento dos trabalhos, refutando as acusações de falta de fiscalização levantadas pela CDU.

“A fiscalização desta obra é igual a todas as outras” e “se existirem desconformidades deverão ser identificadas pela fiscalização e não por pseudo-fiscais de determinadas forças políticas”, vincou Walter Chicharro.

A CDU levanta também questões relativamente ao futuro funcionamento da superfície comercial, alertando para as “limitações à circulação de pesados de mercadorias na Av. de Badajoz” e questionando “como se procederá ao abastecimento de produtos a esta unidade e quais os constrangimentos diários daí decorrentes”.

”Far-se-á mais uma alteração de última hora às regras de circulação favorecendo os grandes interesses, em desfavor dos munícipes?”, perguntam os comunistas, contestando a localização do futuro Aldi.

À Lusa, o presidente da autarquia esclareceu que a Câmara tem “reforçado junto da empresa as questões relacionadas com a circulação rodoviária e a segurança dos peões”.

A Lusa contactou a Ratisbona – Promoções e Construções Limitada, responsável pela construção de supermercados Aldi em vários pontos do país, mas alegando ausência do responsável a empresa remeteu quaisquer esclarecimentos para meados da próxima semana.