Sociedade

Castelo de Leiria recebeu perto de quatro mil visitantes na reabertura

25 mai 2021 18:27

Sensor do elevador avariou no sábado, mas equipamento já está operacional

castelo-de-leiria-recebeu-perto-de-quatro-mil-visitantes-na-reabertura
Castelo de Leiria reabriu com espaços renovados
Ricardo Graça

O Castelo de Leiria recebeu cerca de quatro mil visitantes no fim-de-semana da sua reabertura após as obras de reabilitação de alguns dos seus espaços, num investimento de cerca de 4,4 milhões de euros que inclui três acessos mecânicos.

A vereadora com o pelouro da Cultura, Anabela Graça, revelou hoje, durante a reunião de executivo, que o “balanço é muito positivo”.

“Aproximámos-nos dos quatro mil visitantes, no sábado e no domingo”, sendo que este “foi o dia de maior afluência”, avançou a autarca socialista.

Segundo Anabela Graça, o público “respeitou as medidas de prevenção e segurança”, mesmo tendo de esperar em filas para visitar a Igreja Nossa Senhora da Pena e a Cisterna, “este espaço não era conhecido pelos leirienses”.

O vereador do PSD, Fernando Costa, questionou o executivo socialista sobre a avaria do elevador de acesso ao Castelo, que, segundo o vereador Ricardo Santos esteve operacional no domingo.

“Houve uma avaria num sensor, que queimou. Foi algo, de acordo com a empresa, que nunca aconteceu noutro ponto do País. Vai-se apurar se foi defeito de fabrico. O sensor já foi enviado apara avaliação e a câmara vai apurar as responsabilidades”, afiançou.

Um dos pontos da ordem de trabalhos era a aprovação da entrada gratuita no Castelo até ao dia 30 de Junho. Fernando Costa sugeriu que esta medida se estendesse até ao final do ano.

“Temos de pensar no retorno financeiro do investimento que fizemos e os meses de Verão são os de maior receita. Damos oportunidade aos leirienses para visitarem o castelo até ao final de Junho”, justificou o presidente, Gonçalo Lopes.

Perante a explicação do presidente da Câmara de Leiria, o social-democrata apontou que a gratuitidade se estenda até ao dia 31 de Julho, sugestão aceite por Gonçalo Lopes.

Segundo a vereadora com o pelouro da Cultura, o Castelo “vai passar a ser a nova praça maior da cidade centrada na cultura”.