Sociedade

Castelo de Leiria fecha segunda-feira para obras

31 mai 2019 00:00

Monumento vai estar encerrado durante dois anos, mas receberá iniciativas pontuais e visitas guiadas durante este período

castelo-de-leiria-fecha-segunda-feira-para-obras-10338

O Castelo de Leiria vai fechar esta segunda-feira, dia 3 de Junho, para obras. Estará fechado ao público durante dois anos, período durante o qual serão feitas intervenções em várias zonas, revelou esta sexta-feira a câmara em conferência de imprensa.

Os trabalhos vão custar perto de dois milhões de euros, contando com apoios de 1,5 milhões de fundos comunitários.

As intervenções incidirão nas zonas da Casa do Guarda e dos Celeiros Medievais, bem como na Igreja da Pena, que receberá uma cobertura. O objectivo é transformar este espaço numa sala de eventos.

As obras resultarão na criação de uma cafetaria, de um anfiteatro ao ar livre e de circuitos internos para melhorar a circulação dentro do castelo.

A expectativa da Câmara é que o monumento reabra no Verão de 2021. Durante o período em que vai estar fechado, o castelo receberá, contudo, algumas iniciativas pontuais, nomeadamente em datas comemorativas, como as Jornadas Europeias do Património, ou do Dia dos Castelos, ambas em Setembro.

Estão igualmente previstas visitas guidadas à Torre de Menagem, à zona do Palácio, e dos Paços Novos, que não vão ser intervencionados. Entretanto, em Julho deste ano, está previsto início da construção dos acessos mecânicos ao castelo.

Leia mais na edição impressa desta quinta-feira