Sociedade

Castanheira de Pera oferece "cabaz escolar" a todos os alunos do concelho

2 ago 2023 12:25

Entre as medidas, está o fornecimento gratuito de lanche escolar aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

castanheira-de-pera-oferece-cabaz-escolar-a-todos-os-alunos-do-concelho
Município irá investir 40 mil euros
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

 

O Município de Castanheira de Pera anunciou um investimento de cerca de 40 mil euros na área da educação, apoiando directamente as famílias do concelho.

Segundo uma nota de imprensa, o “pacote de medidas” tem em vista uma “política social e educativa promotora de sucesso e de igualdade de acesso à educação”.

Será oferecido um cabaz escolar a todos os alunos que frequentem estabelecimentos de ensino de Castanheira de Pera, através de um voucher de 30 euros.

Está também assegurado o fornecimento gratuito de lanche escolar a todos os alunos que frequentem a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. “Esta medida pretende atenuar os reflexos directos e indirectos que o actual contexto sócio-económico pode acarretar para as crianças e promover a alimentação saudável das camadas mais jovens, prevenindo doenças como a obesidade”, lê-se no comunicado.

Serão também oferecidos os cadernos de actividades, recomendados pela escola, a todos os alunos do ensino básico do concelho, bem como aos alunos que residam em Castanheira de Pera e frequentem o ensino secundário fora.

Está ainda estipulada a oferta de uma caderneta escolar, no início de cada novo ciclo de ensino, a todos os alunos que frequentem a educação pré-escolar e o ensino básico no concelho.

Estas medidas “auxiliam as famílias durante uma conjuntura sócio-económica, da qual se destaca a subida generalizada dos preços dos bens e serviços, que tem, de um modo geral, conduzido a um agravamento da situação social e económica das famílias e a uma indiscriminada diminuição do seu poder de compra”.