Saúde

Casos de suspeita de toxinfecção alimentar sobem para 39 em Leiria

1 ago 2023 22:18

Houve 18 pessoas que tiveram de recorrer aos serviços hospitalares

casos-de-suspeita-de-toxinfeccao-alimentar-sobem-para-39-em-leiria

O número de casos suspeitos de toxinfecção alimentar em Leiria continua a aumentar.

Segundo um último comunicado, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) teve conhecimento de mais 11 casos "com sintomatologia compatível com a suspeita de toxinfecção alimentar", que desde sexta-feira tem levado algumas pessoas ao hospital.

"No total, e até ao momento, identificaram-se 39 casos que tiveram sintomas, dos quais 18 recorreram aos serviços hospitalares, mantendo-se apenas um caso em observação hospitalar", adianta a Saúde Pública da ARSC.

As autoridades reafirmam que o "denominador alimentar comum a todos os doentes mantém-se a broa, continuando a ser retirados do mercado os produtos sinalizados, sem prejuízo de virem a ser identificados outros alimentos suspeitos no decurso da investigação epidemiológica".

As amostras clínicas e alimentares já foram enviadas para análise laboratorial e continuam a ser realizadas vistorias aos locais de confecção, distribuição e venda dos alimentos.

O Departamento de Saúde Pública da ARSC e as Unidades de Saúde Pública dos Agrupamentos de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, do Pinhal Interior Norte e do Baixo Mondego, em colaboração com o Centro Hospitalar de Leiria, Hospital Distrital da Figueira da Foz, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária "mantêm-se a acompanhar a situação, da qual continuarão a dar nota pública".