Saúde

Casos de suspeita de toxinfecção alimentar aumentam para 51

2 ago 2023 21:31

Uma pessoa encontra-se internada

casos-de-suspeita-de-toxinfeccao-alimentar-aumentam-para-51-em-leiria

O número de casos suspeitos de toxinfecção alimentar em Leiria voltou a aumentar hoje, com mais 12 casos identificados.

A Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro informa que há conhecimento de 51 pessoas que tiveram sintomas compatíveis com toxinfecção alimentar, que afectou algumas famílias nos últimos dias, mantendo-se um caso em observação hospitalar

Segundo o comunicado enviado ao início da noite de hoje, o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), dos 51 casos reportados, 24 (mais 6) recorreram a cuidados hospitalares, “encontrando-se um internado e os restantes com reversão do quadro clínico e alta”.

“O denominador alimentar comum a todos os doentes continua a ser a broa, sem prejuízo de virem a ser identificados outros alimentos suspeitos, estando em curso a análise laboratorial de amostras clínicas e alimentares”, refere a mesma nota.

A ARSC acrescenta que “prossegue a realização de vistorias aos locais de confecção, distribuição e venda dos alimentos, sendo retirados do mercado os produtos sinalizados”.

“Os serviços de Saúde Pública locais e regionais do Centro e de Lisboa e Vale do Tejo, em colaboração com as unidades hospitalares, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, mantêm-se a acompanhar a situação, da qual continuarão a dar nota pública”, diz ainda a ARSC.