Economia

Casas produzidas em fábrica aceleram construção em tempo de carência

27 set 2025 10:00

Criada há cinco anos, em Leiria, a empresa Fractus tem vindo a mudar o panorama da construção. Boa parte dos edifícios são feitos em fábrica e a rapidez no processo é bem-vinda num contexto de carência de habitação

casas-produzidas-em-fabrica-aceleram-construcao-em-tempo-de-carencia
.
Ricardo Graça
Daniela Franco Sousa

Com escritório no centro de Leiria e fábrica na Maceira, a Fractus, fundada há cinco anos, está a mudar a forma como se constrói habitação. Entre os seus projectos mais conhecidos está o edifício D. João III, no coração da cidade, e outras obras em curso, como é o caso da futura residência de estudantes, junto à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, e as habitações de rendas controladas, que a Câmara de Leiria idealizou para o Coimbrão.

E a que se deve a revolução? José Manuel Gregório, fundador da Fractus, explica que o conceito de industrialização da construção está hoje muito em voga. Mas quando foi pensada, há mais de cinco anos, a Fractus já tinha esta ideia na sua génese. O seu objectivo foi criar uma solução de construção, com um conjunto de elementos feitos em fábrica e que, montados entre si, no terreno, pudessem resultar em edifícios. “Como ‘peças de Lego’ que, estando conjugadas, podem fazer ou uma casa mais pequena ou um edifício de grande dimensão”.

Geralmente, quando se fala de construção modular, associa-se mais a casas pequenas, mas uma das particularidades da Fractus é arquitectar, desenvolver e montar painéis de grandes dimensões, que podem resultar em prédios de vários pisos. “O primeiro

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ