Sociedade

Casarelo ganha ciclovia e zona verde

29 nov 2020 13:58

Câmara de Pombal aprova projecto de requalificação

casarelo-ganha-ciclovia-e-zona-verde
Zona próxima do Castelo, um dos ex libris de Pombal
Ricardo Graça

A zona do Casarelo, confinante com a encosta do Castelo, no centro da cidade de Pombal, vai ser requalificada para acolher uma bolsa de estacionamento, um corredor ribeirinho com ciclovia, uma via de circulação pedonal e uma zona verde, adianta a Autarquia.

O projecto foi aprovado pelo executivo municipal, que deliberou lançar a obra a concurso público, com um valor base a rondar os 245 mil euros. Segundo a Câmara, “o novo espaço terá ainda um parqueamento de bicicletas (BikeSharing), dando desta forma maior valor à rede de mobilidade da cidade, além de dar apoio às actividades lúdicas e desportivas realizadas na mata da encosta do Castelo, e também de apoio à habitação e estabelecimentos comerciais das imediações”.

O Município especifica que “o projecto consiste na criação de dois percursos ao longo da linha de água existente, um pedonal e outro ciclável, garantindo uma interligação funcional entre a malha urbana, o parque de estacionamento proposto e os percursos existentes na mata do Castelo, através de uma ponte pedonal em madeira, prevendo a possibilidade de uma futura ligação de continuidade até à Mata da Rola e à EN237, mas também à Avenida Heróis do Ultramar”.

Ainda segundo a Autarquia, a bolsa de estacionamento disponibilizará 54 lugares, que servirão de apoio ao comércio, à habitação, aos equipamentos existentes, tais como o Mercado Municipal, o Mercado dos Agricultores, o Mercado do Peixe, o Castelo de Pombal e ainda aos percursos pedonais existentes na mata da sua encosta.

Esta nova bolsa de estacionamento surge na sequência de uma outra, com 53 novos lugares, localizada na zona poente da cidade, na Urbanização das Cegonhas, próximo da estação ferroviária e do centro rodoviário, para onde estão projectadas as obras de requalificação do interface de transportes públicos da cidade”, salienta o Município.

Na sequência deste projecto, a Câmara está a preparar a elaboração de um outro projecto relativo à execução de um Parque Verde do Casarelo, “resultante da verificação de uma efectiva necessidade ao nível da utilização do espaço público colectivo na envolvente da única zona que se mantém por consolidar na malha urbana”, remata o Município.

O Casarelo é uma zona próxima de um dos mais significativos elementos patrimoniais de Pombal, o Castelo, e cujo espaço público a Câmara Municipal pretende vir a consolidar. Na sequência deste projecto já aprovado, e cuja obra vai ser lançada a concurso por 245 mil euros, a Autarquia prevê avançar com um outro, também para esta zona da cidade