Sociedade

Casa da Família celebra 30 anos de entrega à comunidade do Acipreste

7 jan 2024 14:00

Centro de dia e apoio domiciliário estão entre as valências desta IPSS

casa-da-familia-celebra-30-anos-de-entrega-a-comunidade-do-acipreste
.
Casa da Família
Daniela Franco Sousa

Passaram três décadas desde que Severino Trindade (já falecido) e a sua esposa, Angelina Baptista, deram início ao projecto que viria a ser a Casa da Família - Associação de Solidariedade Social do Acipreste, uma Instituição Participar de Solidariedade Social, situada na localidade do Acipreste, em Évora de Alcobaça.

Em 30 anos, a Casa da Família cresceu e modernizou-se, sem perder o foco no cuidado para com os mais velhos, sempre numa atitude de entrega à comunidade, e o objectivo é hoje expandir valências, à medida das necessidades da população, adianta Carla Crisóstomo, presidente desta instituição desde Setembro de 2023.

Em Janeiro de 1994 foi constituída formalmente esta casa, que iniciou actividade em Março desse ano. Uma doação, por parte de um benemérito, tornou possível à Casa da Família ter instalações próprias, que se foram ajustando e ampliando, salienta Carla Crisóstomo.  E, actualmente, a IPSS tem protocolado com a Segurança Social o apoio domiciliário a 14 pessoas, além da dinamização do centro de dia, que serve mais 24 utentes.

A terapia ocupacional, em sala apetrechada para o efeito, é outra das valências que enche de orgulho a presidente. O projecto tem vindo a estender-se no território e hoje, além da aldeia, a Casa da Família presta serviço em toda a freguesia.

Gerar emprego no concelho

No seio de uma população rural, envelhecida, onde alguns já vão perdendo as suas faculdades e outros vivem em situações de isolamento ou em relações de pouca entrega familiar, esta casa tem vindo a trabalhar no sentido de colmatar essa ausência, nota a presidente. Seja através do convívio proporcionado por uma Festa de Natal, seja através de aulas de ginástica, culinária ou informática, que a Casa da Família espera implementar em breve, adianta a dirigente.

O trabalho desenvolvido pela instituição deve-se à equipa multidisciplinar de dez elementos - todos eles recursos humanos com origem no concelho – bem como à nova direcção, toda ela formada por voluntários naturais do Acipreste, salienta a responsável pela Casa da Família. Deve-se ainda à visão dos fundadores, a quem será prestada homenagem no dia 17 de Março, adianta a presidente.